O presidente da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF), Raúl Marques, acredita que é de esperar que o Banco Central Europeu (BCE) comece a descer as suas taxas de intervenção, ao longo de 2009.

Em entrevista ao «Diário da Manhã» da TVI , o responsável estima que os juros «venham a atenuar as diversas tensões verificadas ao longo do último ano, para que se criem condições para a descida das taxas nos mercados interbancários».

Raúl Marques informou ainda que, tendo em conta o actual cenário de instabilidade que vivemos, pode-se dizer que «a longo prazo estas são excelentes oportunidades para fazer investimentos, à medida que o ciclo de pânico verificado nos últimos dias nos mercados se vão atenuando» . Por isso, reforça: esta é a altura ideal «para que, de forma gradual, os investidores façam as suas apostas».

Quanto à questão das matérias-primas, que bateram recordes, recorda que «tem havido agora uma correcção a este nível, estando neste momento os preços do petróleo em níveis de finais de 2007. Há uma tendência para a estabilização das matérias-primas. Neste momento, os preços do petróleo já estão 30% abaixo dos máximos registados este ano», rematou.