Autor: Marco Ansaldo*
Pablo Osvaldo
Nascido na Argentina, Pablo Osvaldo joga pelos azzurri graças à sua avô italiana, mas não esqueceu as raízes. Em Barcelona, quando jogava pelo Espanyol, conduzia um Mini branco e azul-celestehe com a imagem de Maradona pintada nas portas. O jogador trouxe o carro para Roma, mas deixou de usá-lo porque as suas cores eram as mesmas dos rivais da Lazio. Osvaldo é também um jogador de forte temperamento. Em novembro de 2011 foi multado em 50 mil euros e suspenso pela Roma por ter, alegadamenmte, agredido o colega de equipa Erik Lamela, no vestiário, após uma derrota por2-0 com a Udinese.
Domenico Criscito
Um dos hóbis de Domenico Criscito é colecionar camisolas de jogadores ¿ e já tem mais de 300. A maior paixão do defesa do Zenit S. Petersburgo, porém, é o karaoke. Em casa, tem um sistema de som que lhe permite fazer duetos com a mulher, em especial as canções dos intérpretes preferidos:: Gigi D'Alessio (um napolitano, como Criscito), Eros Ramazzotti e Laura Pausini
Gigi Buffon
O sucesso do guarda-redes esteve quase a tornar-se uma doença, a dada fase da carreira. A estrela da Juve confessou ter sofrido um caso severi de depresão, há oito anos, e só ultrapassou a situação com ajuda psicológica. «Estava mergulhado em dúvidas e inseguranças,» admitiu.«E percebi que para os adeptos isso não fazia qualquer diferença, eu era apenas um ídolo, a quem ninguém perguntava como se sentia»
Alberto Aquilani
Há cada vez mais jogadores italianos com simpatias políticas de direita. Um que nunca escondeu as suas preferência é Alberto Aquilani que, enquanto adolescente, tinha vários bustos de Benito Mussolini em casa, oferta de um tio. Aquilani também já criticou frequentemente as políticas de imigração, afirmando que os imigrantes criam demasiados problemas. Numa entrevista, em 2008, afirmou: «Há estrangeiros a mais neste país, grande parte da violência e incidentes é provocada por eles. O meu tio tem uma grande admiração por Mussolini e deu-me alguns objetos relacionados: tenho uma estátua e umas fotos em casa, mas não sei nada sobre política.»
Andrea Pirlo
De acordo com rumores, Andrea Pirlo é descendente dos Sinti, um dos três grandes grupos que compõem o povo cigano, que se instalou no norte de Itália no fim do século XIX. Pirlo nunca confirmou a origem, o que não impede que seja visto como um símbolo dos ciganos: antes do Euro 2008, algumas organizações chegaram a pedir-lhe para não representar os Azzurri, como forma de protesto pela nova legislação de controlo das comunidades Rom e Sinti no país.
*Marco Ansaldo é jornalista do La Stampa. Este artigo está integrado na Euro2012 Network, uma cooperação entre alguns dos melhores meios jornalísticos dos 16 países participantes na competição.