Marco Materazzi, lenda do Inter, fez uma análise ao atual plantel dos  nerazurri, comparou-o com a equipa da qual fazia parte, que ganhou a Liga dos Campeões com José Mourinho, e aproveitou para deixar farpas a...Rafa Benítez, treinador que sucedeu ao português.

O central falou em entrevista à «Gazzetta dello Sport» e analisou assim as diferenças entre Mourinho e o atual treinador do Inter, Roberto Mancini, que também o treinou: «São muito diferentes. Mou na Europa teve sorte, mas foi decisivo. Desejo que Mancini vença a Champions para colmatar essa lacuna. José criava mais empatia no grupo. Mancini é um pouco mais inventivo. Dizem-me que está muito diferente desde quando chegou aqui em 2004.»

O antigo central foi comparando a equipa atual com a de 2009/10 setor a setor e, apesar de lhe reconhecer muito valor, não acha que a Champions seja um objetivo possível: «Seria um conjunto a respeitar, mas não iria lutar para vencer. Basta olhar para o PSG, está cheio de campeões e mesmo assim chega no máximo às meias-finais.»

Para além desta análise, Materazzi falou sobre os rivais na Serie A e na possibilidade do Inter conquistar novamente o  Scudetto. Considera que Roma e Fiorentina estão bem, mas «são menos objetivos» que o Inter e isso pode ser uma desvantagem até final. Admite que a Juventus está a recuperar, mas que será insuficiente para chegar ao topo, enquanto o eterno rival AC Milan não tem qualidade para mais que a Liga Europa: «Mihajlovic {treinador dos rossoneri] é muito bom. Mas se não há qualidade, há pouco a ser inventado.»

O próximo adversário é o Nápoles, que só merece elogios do italiano: «Está num momento assustador, são organizados, correm sempre e têm Higuaín, que é um dos cinco melhores atacantes do mundo. Mas o Inter vence. Mancini vai jogar com três defesas e Murillo com a sua velocidade não dará profundidade a Higuaín.»

E a referência a Benítez surge nesta altura da conversa sobre os napolitanos, já que o técnico espanhol era o treinador da equipa do San Paolo, na época transata. Questionado sobre se o Nápoles melhorou muito, Materazzi respondeu assim: «A verdadeira notícia é que eles agora têm treinador».

E Benítez não era treinador? «No sábado sentei-me a ver o «El Clasico» e senti-me como Cristiano Ronaldo, Gerrard, Terry e Paolo Cannavaro, gente com personalidade que não sentiram bem quando o tinham como treinador», terminou.