Falar de austríacos no F.C. Porto é falar de Arnold Wetl: o esquerdino passou pelo antigo Estádio das Antas apenas uma época, mas apesar disso avisa que ainda fala «um pouco» de português. Atende o telefonema do Maisfutebol e atira rápido: «É por causa do Janko? Pode escrever que é um Jardel», diz.

A afirmação levanta interrogações do outro lado da linha, mas Wetl insiste na certeza. «É como Jardel», reitera. «Está sempre na área e é muito forte no jogo aéreo. Acho que pode marcar tantos golos como Jardel. Vai estar numa equipa forte e que joga muito pelas alas. Ele está sempre na área para marcar.»

F.C. Porto: Janko «entusiasmado» com a mudança

Wetl só levanta uma dúvida: as lesões que mais do que uma vez na carreira o obrigaram a parar. «Quando o corpo dele está bem, ele é uma força da natureza. Precisa de continuidade. Quantos mais jogos fizer, mais golos vai marcar. Pelo que nos tem chegado, ele agora está sem problemas físicos.»

Sobram de resto elogios para o avançado. «Fico feliz quando um austríaco vai para o estrangeiro. Um compatriota ir para o F.C. Porto tantos anos depois, deixa-me ainda mais feliz. Ele é o grande fenómeno do futebol austríaco, é a principal figura da selecção e espero que seja tão feliz quanto eu.»

Ora Wetl esteve só um ano por Portugal, jogou apenas onze encontros e fez um golo: mas um golo especial. O austríaco marcou no Estádio da Luz, na goleada por 5-0 sobre o Benfica que valeu uma Supertaça. «Espero que o Janko faça um golo também ao Benfica», atirou Wetl, sem evitar a gargalhada.

«Espero que ele seja tão feliz quanto eu fui no F.C. Porto e isso passa por ser campeão e marcar um golo ao Benfica. Sei que este ano as coisas não estão a correr bem, não é normal o F.C. Porto não estar no primeiro lugar. Mas cinco pontos são recuperáveis e acredito que o F.C. Porto ainda seja campeão.»

Ora a conversa era sobre o F.C. Porto, mas é impossível não incluir o Benfica. Wetl voltou a fazê-lo quando se falava de golos. «Quantos golos é tem o Cardozo?». Respondeu-se que tinha treze. «O Janko pode fazer mais do que isso. Pode marcar quinze golos até ao final da época.»

Janko, um gigante que nasceu em berço desportivo

«Os pontos fortes dele são o jogo de cabeça e o pé esquerdo, sem esquecer o facto de ser fisicamente muito poderoso. O ponto fraco é o pé direito. Não é tão perigoso quando a bola lhe cai no pé direito. Mas isso não será problema em Portugal. A jogar no F.C. Porto pode marcar a todas as equipas.»

Wetl lembra de resto que se está a falar de um avançado que já foi Bota de Ouro. «Na primeira época no Twente também fez muitos golos», atirou. «Agora tem tudo para voltar a ser poderoso. É uma transferência boa para o Porto, que resolve o problema do ponta-de-lança, e para próprio o Janko.»

Veja alguns golos de Janko no Twente: