«Em equipa que ganha, não se mexe». Esta velha máxima do futebol tem sido aplicada à letra por Leonardo Jardim que, nas primeiras quatro jornadas, fez apenas três alterações na equipa, com especial destaque para a regularidade que Montero tem apresentado, com seis golos neste arranque de campeonato. Leonardo Jardim agradece a «alma» que a equipa lhe tem proporcionado.

«A regularidade dos onze elementos deve-se a dois fatores. Primeiro a equipa tem tido uma boa prestação, não tem havido necessidade de mudanças. Em segundo estamos no início de época e a fadiga acumulada é pouca, não é preciso tanta gestão, mas com o andar do campeonato vamos ter de recorrer a outras soluções», destacou o treinador na antevisão do jogo desta sexta-feira com o Rio Ave.

Uma regularidade que também se tem verificado na frente de ataque, com os leões a ostentarem o melhor ataque da liga, com doze golos, metade deles com a assinatura de Montero. «Fico satisfeito por orientar um Sporting com tanta alma como este, com tantos jovens ambiciosos. Este inicio de época positivo deve-se em grande parte aos jogadores. Em relação ao Montero, desde cedo que verificámos que era um jogador com grande recorte técnico e ele tem provado isso. Não só pelos golos que tem, mas pela capacidade de pressão e nos momentos ofensivos em que participa. Não é daqueles avançados que só finaliza, está também associado aos outros parâmetros do jogo», acrescentou.

A prestação do Sporting, com uma forte identidade, contrasta com a equipa da temporada passada, mas Jardim antevê tempos mais difíceis. «Consoante o campeonato vai passando, as equipas vão-nos respeitando de outra forma, mas temos de ter capacidade para ultrapassar essas dificuldades e colocar em campo toda a nossa qualidade», referiu.

Uma identidade que o treinador tem vindo a trabalhar e que, na sua prespetiva, tem ainda muito por onde evoluir. «Desde a pré-temporada que digo que estamos a criar uma identidade na equipa. Temos trabalhado nesse objetivo, claro que hoje em dia a equipa está mais próxima daquilo que pretendemos, mas temos um caminho grande para percorrer, não só porque estamos no inicio da época, mas pela média de idades, acredito que podemos ser mais consistentes e melhores», referiu ainda.

«Fico satisfeito por o Montero ser ambicioso»

Montero é o melhor marcador e já assumiu um duelo particular com o compatriota Jackson. «Fico satisfeito por o Montero ser ambicioso. Ele como todos os outros trabalham de forma altamente profissional para atingir os seus objetivos, espero que em termos individuais consiga os seus objetivos, mas sem esquecer os objetivos da equipa», comentou.

A regularidade de Montero não deixa espaço para que Slimani também se possa mostrar nesta equipa. «É um jogador com características diferentes mas, como Cissé, é também um avançado de qualidade. O Slimani já chegou muito perto do fecho das inscrições e depois esteve perto de vinte dias fora nas duas vezes que foi à seleção. Tem pouco tempo de trabalho, mas vai ser útil quando houver necessidade», explicou ainda o treinador.