Jorge Fucile não foi apresentado à imprensa como reforço do F.C. Porto mas, nesta sexta-feira, surgiram finalmente o primeiro comentário à contratação do internacional do Uruguai, emprestado pelo Liverpool de Montevidou. O lateral direito foi indicado pelo departamento de prospecção dos dragões, mas Jesualdo Ferreira «já o conhecia desde o ano passado».
«Está a correr bem, a adaptação dele. Ele fala espanhol, não uma língua qualquer esquisita, e é uma pessoa alegre, comunicativa», começou por dizer o treinador, acrescentando: «Houve um ponto de encontro entre mim e a prospecção do F.C. Porto. Já o conheço desde o ano passado e vi, há cerca de um mês, o jogo entre o Uruguai e o Egipto, numa das minhas investigações nocturnas (risos). Todos sabemos como funciona a prospecção do F.C. Porto e, dentro das condições financeiras possíveis, não foi difícil chegarmos a acordo. Observei diverso material sobre ele.»
Jesualdo Ferreira reconhece que Jorge Fucile está num patamar competitivo superior, mas não está disposto a saltar etapa e utilizar o jogador antes que este se adapte a uma nova realidade. «Vem com mais tempo de competição, em comparação com os outros, mas chegou a um país novo, a um futebol novo e a um clube com níveis de exigências diferentes. Os uruguaios têm muitos pontos em comum com os europeus, ao nível de entrega e determinação, mas será lançado quando eu achar que é o momento certo», afirmou.