Jesualdo Ferreira elogiou fortemente o Desp. Aves depois do empate da formação de Neca em Alvalade, mas recusou afirmar que o título da Liga é agora disputado somente por dois contendores. «O empate do Sporting ontem valeu um ponto para o Sporting. Nem o Benfica, nem o F.C. Porto jogaram ainda. Mas acho que devemos reter essencialmente o que fez o Desp. Aves», começou por dizer. «Normalmente destacámos sempre muito um empate destes como demérito do clube grande, mas o Aves fez um jogo sério, um jogo capaz e que fez por merecer o ponto que conquistou».
Por isso, acrescentou logo a seguir, é melhor o F.C. Porto olhar para Alvalade como um alerta. «Curiosamente, o Desp. Aves até jogou com a mesma cor da camisola do Beira Mar», sublinhou. «Fica aqui o aviso». Por isso quando se sugere uma eventual descompressão, alegadamente compreensível após o intenso duelo europeu da última quarta-feira, o técnico responde de forma ríspida.
«Esse jogo está já completamente esquecido, não quero falar sobre isso. Mas digo-vos que não pode nem vai haver qualquer descompressão. Não pode haver, pois põe em risco os nossos objectivos. Do nosso ponto de vista, seria um erro tremendo isso suceder. Os jogadores sabem o que significa não vencer. Não me acredito que aconteça algum tipo de relaxamento».
Os elogios para o «novo» Beira Mar chegaram logo depois. «As recentes alterações deram-lhe um rosto diferente. Temos que ser empenhados e rigorosos, pois o Beira Mar é claramente uma equipa em ascensão», sentenciou o técnico do F.C. Porto.
«Provavelmente não vou repetir o onze que defrontou o Chelsea»
O técnico revelou, de resto, que vai fazer alterações na equipa relativamente ao onze que defrontou o Chelsea. «Provavelmente não vou repetir o onze», frisou. «Ainda há algumas questões para avaliar até à hora do jogo, não sou uma pessoa que me precipite, tenho de ver melhor o Beira Mar e ver melhor o que temos de fazer para este jogo. Vão acontecer algumas alterações, mas que não estão relacionadas com o desgaste. Mudar a estrutura? Não, não sou nenhum ilusionista».
Curiosamente as mudanças até podem passar pelo brasileiro Ibson. O médio, que tarda em afirmar todo o enorme potencial que tem, foi um pouco surpreendentemente afastado por opção técnica do jogo com o Chelsea, mas está de regresso aos convocados para o jogo deste domingo em Aveiro. A partir daí, diz Jesualdo, todas as possibilidades estão em aberto. «Ele está em condições de jogar, está em condições de prestar o seu trabalho e dar o seu contributo à equipa».