[artigo atualizado]

É o primeiro incidente diplomático e aconteceu antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. O Torneio de Futebol feminino arrancou esta quarta-feira e viu o Colômbia-Coreia do Norte começar com mais de uma hora de atraso, por protesto das asiáticas.

As jogadoras do Coreia do Norte abandonaram o relvado assim que viram a bandeira da vizinha e historicamente rival Coreia do Sul ao lado dos seus nomes no ecrã gigante do Hampden Park, em Glasgow. Saíram em protesto e terão mesmo ameaçado não ir a jogo.

O comité organizador dos Jogos pediu desculpa aos dirigentes da Coreia do Norte e marcou novo pontapé de saída. No jogo propriamente dito, a Coreia do Norte foi bem mais forte do que a Colômbia e venceu por 2-0, com golos de Kim, aos 39 e 86 minutos.

Também no Grupo G, os Estados Unidos bateram a França no jogo mais emocionante do dia. As norte-americanas estiveram a perder por 2-0, fruto de uma entrada avassaladora das gaulesas na partida, com golos de Thiney (12) e Delie (14), mas viraram o resultado, com remates vitoriosos de Wambach (19), Alex Morgan (32 e 66) e Lloyd (56).

Brasil também goleia

O Brasil entrou de forma esmagadora nos Jogos ao golear os Camarões por 5-0 na primeira jornada do Grupo E. Francielle (7), Renata Costa (11), Marta (73, de gp; e 88) e Cristiane (80) marcaram os golos das brasileiras. Cristiane, que começou a partida no banco, tornou-se a maior goleadora da história da competição, com 11 golos, ultrapassando os dez da alemã Prinz.

No outro jogo do mesmo grupo, a Grã-Bretanha bateu a Nova Zelândia por 1-0. Houghton, aos 64 minutos, fez o golo da festa local.

Suécia, muito forte, sofre golo do meio-campo

A Suécia goleou a África do Sul por 4-1, na primeira jornada do Grupo F. Fischer (7), Dahlkvist (20), e Schelin (21 e 63) apontaram os golos das nórdicas; Modise fez, do meio-campo, o golo de honra das africanas.

No mesmo grupo, o Japão derrotou o Canadá por 2-1. Kawasumi (33) e Miyama (44) marcaram para as nipónicas, Tancredi fez o tento de honra das canadianas.