Fernando Pimenta e Emanuel Silva ganharam nesta quarta-feira a medalha de prata na final de K2 1000 metros dos Jogos Olímpicos de Londres. Foi uma corrida fantástica dos canoístas portugueses em Eton Dorney, o palco da canoagem olímpica. Numa reta final de grande nível ficaram muito perto do ouro, assegurado pela dupla da Hungria.

Na pista oito, os portugueses partiram muito bem e colaram desde o início aos líderes. Passaram em terceiro lugar aos 500 e aos 750 metros, numa corrida que foi liderada durante grande parte do tempo pela dupla sueca.

O que eles disseram: «Quase até desmaiar»

O equilíbrio de forças mudou perto do final. Os húngaros Rudolf Dombi e Roland Kokeny passaram para a frente, a dupla alemã seguiu-os e os portugueses não ficaram atrás. Um último esforço garantiu-lhes o segundo lugar, não foi o primeiro por centímetros: os vencedores foram cronometrados em 3m9.646s, os portugueses em 3m9.699s. Uma diferença de 53 centésimos. Na terceira posição, os alemães Martin Holstein e Andreas Ihle gastaram 3m10.117s.

Esta é a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres. Chegou por via da canoagem, onde Portugal tem presença garantida em mais duas finais. A próxima foi esta manhã, no K4 500m feminino, onde Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes foram sextas. Beatriz Gomes e Joana Vasconcelos ainda vão disputar nesta quinta-feira a final A de K2 500 metros.

É também a primeira medalha olímpica da canoagem portuguesa, que tem vindo a conseguir nos últimos anos muito bons resultados a nível internacional.

Emanuel Silva, de 26 anos, participa em Londres nos seus terceiros Jogos Olímpicos. Estreou-se em Atenas de forma surpreendente, ainda adolescente, com a presença na final de K1. Fernando Pimenta tem 22 anos e já foi vice-campeão mundial e europeu.

(Artigo atualizado)