Um fantástico recorde do mundo da equipa norte-americana na prova feminina dos 4x100 metros volta a marcar um dia em cheio para o atletismo, nos Jogos Olímpicos de Londres. Um dia depois do queniano David Rudisha ter assinado uma das maiores proezas individuais desta edição dos Jogos, sendo o primeiro homem do mundo a baixar de 1.41 minutos nos 800 metros, e de Usain Bolt se ter tornado o primeiro velocista a acumular dois títulos nas distâncias de 100 e 200 metros, o quarteto das norte-americanas voltou a escrever história no estádio olímpico da capital britânica.
Impondo-se claramente às jamaicanas, num duelo muito aguardado, a equipa dos EUS retirou da lista de recordes um registo da RDA com quase 27 anos. O novo recorde mundial, de 40,82 segundos, foi a primeira marca abaixo dos 41 segundos, e reserva a Tianna Madison, Allyson Felix (campeã olímpica de 200 metros), Bianca Knight e Carmelita Jeter um lugar nas páginas douradas dos Jogos Olímpicos, retirando mais de meio segundo (55 centésimos) ao máximo fixado pela RDA em 1985.
A proeza das «sprinters» norte-americanas permitiu equilibrar a deceção proporcionada pelo quarteto masculino dos 4x400, surpreendentemente batido pela equipa das Bahamas, que com Ramon Miller em grande plano fixou, com 2.56,72 minutos, um novo recorde nacional.
Mas não vieram das estafetas as únuicas emoções fortes desta sexta-feira: a vitória do francês Renaud Lavillenie, grande dominador da temporada no salto com vara, foi traduzida num novo recorde olímpico (5,97 m), proeza imitada pela russa Tatyana Luysenko, que no lançamento do martelo fixou um registo de 78,18, superando a excelente polaca Anita Wlodarczyk, que ficou com a prata.
Nos 1.500 metros femininos assistiu-se a uma inédita e inesperada «dobradinha» para a Turquia, com a marca de 4.10,23 a valer ouro para Asli Cakir Alptekin, e com a prata a ficar com a jovem Bulut Gamze. A etíope Meseret Defar conseguiu a proeza de reconquistar o título de 5.000 metros, oito anos depois do seu triunfo nos Jogos de Atenas com a marca de 15.04,25.