O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

Conheça melhor o projeto

JOÃO CHINA, METALURG DONETSK (UCRÂNIA)

«Olá caros leitores do Maisfutebol,

 

Hoje vou falar-vos um pouco sobra e minha recuperação da lesão nos ligamentos cruzados e no menisco. Como sabem, estes são os piores momentos para um atleta. O meu último jogo foi em maio de 2012, quando perdemos a final da Taça da Ucrânia para o Shaktar Donetsk. Já passou mais de meio ano. 

É mesmo muito temp, mas o pior nos primeiros meses foram as sessões de fisioterapia. O que eu sofri para conseguir dobrar a perna e para a esticar! É um processo demorado e doloroso, onde cada centímetros é uma vitória!

Após quatro meses, passámos ao fortalecimento muscular, a tentar andar e correr direito. Até que, aos seis meses, já conseguia fazer tudo mas com algum cuidado.

Nesse meio ano, foram muitas as vezes em que pensei que teria de abandonar o futebol. Não conseguia sequer imaginar-me a correr ou a rematar!

Após avanços e recuos na recuperação, com o apoio da família e dos fisioterapeutas da Clifipom em Pombal, tudo ficou ultrapassado.

A 9 de janeiro, apresentei-me no Metalurg Donetsk para voltar ao trabalho. Fui muito bem recebido por dirigentes e jogadores. É sempre bom voltar a ver alguns amigos como o Bulovic, o Maryzuk, o Vastia e claro os brasileiros, Zé Soares, Morais, Danilo, com os quais passo mais tempo.

Seguiram-me alguns exames médicos e a fuga ao frio de Donetsk. O clube vai estagiar em Antalya, na Turquia. É como se fosse uma aldeia olímpica nesta altura, pois em cada hotel está no mínimo três equipas. Serão por volta de 30 clubes, muitos agentes, muitos observadores. Não falta o bom tempo nem o futebol.

Quanto a mim, espero não me ressentir da lesão e ficar totalmente apto para fazer o que mais gosto: jogar futebol. Espero ajudar o Metalurg Donetsk a conseguir o apuramento para as competições europeias.

A todos os leitores do Maisfutebol, um abraço e até breve,

João China»