O Marítimo continua a preparar a receção à U. Leiria, sexta-feira à noite, no Estádio dos Barreiros. Os madeirenses ocupam o quarto lugar, em igualdade pontual com o Sporting, e não querem ceder terreno aos leões.

O central João Guilherme foi eleito para falar sobre o atual momento dos verde-rubros, e foi claro, não fugindo ao discurso que tem sido utilizado, quanto aos objetivos da sua equipa: «Agora faltam-nos 11 jogos e, como o Danilo Dias falou, são 11 finais. Trabalhamos todos os dias para conquistar esses pontos e sabemos que já nos faltam poucos para atingir os 45. Mas o campeonato ainda é longo e há muitos jogos para jogar. Temos de continuar neste ritmo, pois quanto mais rápido lá chegarmos melhor».

Em relação ao momento da sua equipa, afirmou que é «uma das melhores fases». «São poucas derrotas e isso é produto do trabalho de todos. As vitórias são sempre boas e vamos procurar manter esse ritmo, até o final da época, para conseguirmos o nosso objetivo», acrescentou João Guilherme.

Quanto à manutenção do quarto posto, o defesa brasileiro não se quis alongar: «Temos é de pensar jogo a jogo. O nosso objetivo é chegar aos 45 pontos. Quando lá chegarmos, se pudermos lutar pelo 4º, não vamos lutar pelo 5º. O que vier a mais é bom.»

Questionado sobre o que mudou em relação à temporada passada, o pupilo de Pedro Martins foi direto: «Isto é fruto do nosso trabalho. O grupo está unido, não são só os onze que jogam, mas um grupo de vinte e poucos jogadores, onde todos têm tido oportunidade de jogar. O plantel é bom. Todos cooperam e os resultados ajudam».

João Guilherme admitiu ainda que esta é a sua melhor época nos verde-rubros. «Pessoalmente, penso que sim, que esta é a minha melhor época. Vinha de duas temporadas menos boas, esta venho jogando mais, pelo que é a melhor para mim», disse.

Por último falou sobre o próximo adversário, uma União de Leiria a necessitar de pontos: «Somos favoritos por jogarmos em casa. Mas não tem mais time «bobo». Eles estão mal no campeonato, mas têm trabalhadores e bons jogadores também. Vamos entrar como se fosse um grande, como se estivéssemos a jogar com o FC Porto ou Benfica. O ritmo tem de ser igual».

Danilo Dias e Peçanha poupados

Pedro Martins orientou mais uma sessão de trabalho no complexo desportivo do clube, em Santo António. Olberdam continua a fazer corrida, enquanto que Peçanha e Danilo Dias foram poupados, face a pequenos problemas físicos que ainda apresentam. No entanto, a sua utilização frente aos leirienses não está em causa.

A viver um bom momento, na condição de titular, o atacante Heldon recebeu uma boa notícia. É que este jogador foi convocado para um estágio da seleção de Cabo Verde, a realizar em Lisboa a partir de dia 26. Trata-se da preparação do jogo com Madagáscar, a contar para o apuramento para a Taça das Nações Africanas de 2013.

Nesta terça-feira o Marítimo treina às 10h30, mas no local onde vai receber o Leiria: o Estádio dos Barreiros.