O percurso do F.C. Porto esta época, marcado por uma hegemonia inaudita a nível interno (e a caminhar para isso também além-fronteiras), vai dando para estabelecer algumas metas que, todas somadas, concorrem para uma das ambições maiores de cada ano: ser campeão. Com esse objectivo à distância de um par de vitórias em sete jogos, outros ensejos se levantam.

Até agora, apenas o Benfica de Hagan, em 72/73, conseguiu levantar o ceptro sem sofrer qualquer desaire, mas o grupo de André Villas Boas parece lançado para igualar esse feito. Talvez fosse a isso que o jovem técnico se referia, no início da época, quando afirmou querer fazer algo para a história.

João Moutinho, também ele um papa-recordes, pelo menos ao nível da regularidade e quantidade de jogos a cada temporada (realizou o 40º de 2010/11 na última segunda-feira, em Leiria), garante que a equipa vai fazer tudo para levar o registo imaculado na Liga até ao fim. A ambição dos dragões parece não conhecer limites.

«É sempre bom. Nós queremos ir a cada campo, qualquer campo, e trazer a vitória. Isso quer dizer que queremos terminar sem derrotas. Vamos fazer o nosso trabalho, mentalizando-nos, a cada jogo, que queremos ganhar. Enquanto matematicamente ainda não estiver decidido, vamos continuar da mesma maneira, como temos vindo a fazer. Em cada jogo, queremos a vitória. É assim que se vai passar já na próxima quinta-feira e, no domingo, com a Académica», expressa o médio portista.

«Festa na Luz? Se é isso que diz o calendário...»

As contas da principal competição interna começam a desenhar uma possível ironia, a de o título poder ficar matematicamente entregue no jogo frente ao Benfica. Uma coisa de cada vez, defende Moutinho, sem pressas: «Eu prefiro festejar com os meus colegas, seja onde for, mas antes da Luz ainda temos um jogo com a Académica, que teremos de vencer. Se formos festejar na Luz, pois é isso que o calendário diz... mas vamos ver. Queremos ganhar esse jogo no domingo e depois logo se vê.»

No Lis, o F.C. Porto voltou a passar incólume, pese as dificuldades, num jogo que fica para trás, com todos de consciência tranquila e já despertos para novo desafio: «Foi mais uma vitória, dentro daquilo que tínhamos programado, num campo e diante de um adversário difíceis. Conseguimos aqui um bom resultado para nosso objectivo e vamos virar-nos agora para outro, ainda maior que é a Liga Europa. Estamos prontos e super motivados para passar à próxima eliminatória.»

O desejo de ganhar foi um dos motivos que levou João Moutinho a trocar Alvalade pelo Dragão e o jogador não esconde a vontade de chegar o mais longe possível: «Saí para um grande clube e quando conquistei o primeiro título aqui, disse que queria mais. Encontrei, e nota-se dentro de campo, um grupo super unido, com grande vontade de vencer. Felizmente, integrei-me bem e fizeram tudo para isso. Espero dar continuidade ao bom trabalho que temos vindo a fazer, para conquistar títulos, que é o nosso objectivo.»