João Pereira, lateral do Sporting, comenta a eliminação da Liga Europa, após o empate desta quinta-feira com o Rangers, em Alvalade, na segunda mão dos 16 avos-de-final:

«Não há explicações. Conseguimos fazer o mais complicado, depois de estar a perder 0-1, conseguimos até realizar um bom jogo, criámos boas oportunidades e conseguimos até o mais difícil que foi segurar a vantagem e a dois minutos do fim sofremos um golo, mais um erro nosso, estamos fartos de cometer erros, não foi só neste jogo e a culpa é nossa. São coisas que acontecem no futebol, não deveriam acontecer, agora não há nada a fazer, os erros pagam-se caros e estamos a pagar pelos erros cometidos ao longo da época.»

[Começar do zero?] «Não se começa do zero, temos o terceiro lugar do campeonato para segurar, temos de ser realistas, é a isso que nos temos de agarrar e depois temos a meia-final da Taça da Liga com o Benfica, que é a nossa última grande oportunidade. Temos de ser realistas.»

[Problemas resolvem-se com a saída do treinador?] «Claro que não. Numa fase destas da época, já muito adiantada, a culpa não é só do treinador, não vamos culpar apenas uma pessoa. Somos uma equipa, 26 jogadores, mais técnicos, departamento médico, toda a gente, somos o Sporting e temos de reconhecer a nossa culpa.»

[O que foram dizer alguns elementos da SAD ao balneário?] «Nada, não vi ninguém lá.»

[Se a crise directiva afecta] «A mim não afecta e acho que à maior parte dos meus colegas também não. Vamos para dentro de campo fazer aquilo que mais gostamos e, de facto, as coisas não têm corrido bem. Quando se ganha há confiança e quando não se ganha a confiança diminui e é o que se tem passado connosco. Fizemos o mais difícil que foi estar a ganhar 2-1 e depois cometemos um erro infantil. Não vamos pôr a culpa na Direcção, não são eles que vão para dentro de campo, somos nós.»

[O que gostaria de dizer aos adeptos] «Mais uma vez estiveram muitos aqui presentes para nos apoiar depois das desilusões que já lhes demos, as coisas não estão fáceis, mas também não pensem que vamos para casa contentes e que vamos estar com as nossas mulheres, namoradas e família todos contentes, porque é mentira. Somos os primeiros a sentir que as coisas não estão bem.»

[Sentem-se isolados?] «Isolados porquê? Mesmo quando há Direcção, quem está no campo ao longo da semana para treinar são os jogadores e os treinadores, a Direcção não tem lá nada a fazer, é para dirigir e eu não posso culpar a Direcção pelo que está a acontecer.»

[Se Paulo Sérgio deve sair] «Nesta altura não vale a pena trocar de treinador, mas eu não sou a pessoa mais indicada para falar disso.»