Atlético de Madrid-Real Madrid ao minuto foi assim.

Atlético de Madrid e Real Madrid empataram (2-2) este domingo, em jogo da Liga espanhola. Cristiano Ronaldo marcou, já perto do fim, o golo que evitou a derrota do líder no dérbi da capital ( veja a classificação da Liga espanhola).

O jogo começou praticamente com o golo de Benzema. Canto, a bola trabalhada no flanco direito e o cruzamento perfeito de Di Maria para o pé esquerdo do avançado francês.

O Atletico não abanou. De resto, logo a seguir ao golo quase não se jogou. Os jogadores tentaram complicar a vida do árbitro e de vez em quando conseguiram-no. Diego Costa caiu na área, tocado por Sergio Ramos, podia ter garantido uma grande penalidade para a equipa da casa. Mas nada.

O Real Madrid teve uma oportunidade, por Cristiano Ronaldo, mas a verdade é que com o passar do tempo o Atletico de Madrid foi crescendo, muito em cima do medo que Diego Costa inspirava, mais aquela pressão que só a equipa de Simeone consegue.

Sem surpresa, o empate apareceu, por Koke. Arda Turan descobriu o jovem espanhol sobre a direita, na grande área, e o remate rasteiro entrou na baliza do Real Madrid. Estavam passados 28 minutos e fazia sentido.

O Real Madrid, com pouco Ronaldo e nenhum Bale, vivia de Modric, Di Maria e Benzema. Mas era curto. O Atletico asfixiava, embora sem grandes oportunidades. Algo que, de resto, não era necessário. Do nada, Gabi inventou um golo. A mais de trinta metros, o médio espanhol rematou de pé direito com violência e direção. Perfeito, no fundo.

A seguir ao intervalo não se alterou grande coisa.

O Atlético Madrid manteve enorme pressão sobre o adversário, mas só criou uma ou duas oportunidades.

O Real Madrid sentia grandes dificuldades para construir. Ancelotti resolveu trocar os laterais, o que permitiu melhorar um pouco. Mas foi a troca de Di Maria por Isco, aos 73 minutos, que mudou a cara do jogo.

O médio espanhol começou a ligar os setores, equilibrando finalmente o Real Madrid. Aos 75 minutos, Sergio Ramos cruzou para cabeceamento de Ronaldo, ao lado, com perigo. Finalmente com bola, a equipa de Ancelotti aproximou-se da área do adversário e quando o empate apareceu, por Cristiano Ronaldo, já não se podia dizer que fosse surpreedente.

O empate permite ao Real Madrid manter-se na liderança, mas também deixa o Atlético na corrida. No fundo, acabou por não ser mau para nenhum deles. Nem para o Barcelona, que esta noite pode reduzir para um ponto a diferença para o líder.

O Atlético de Madrid jogou com este onze: Courtois; Juanfran, Godín, Miranda e Filipe Luis; Mario Suarez, Gabi e Arda Turan; Koke, Raul Garcia e Diego Costa.

Ancelotti colocou o Real Madrid a jogar assim: Diego Lopez; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Coentrão; Xabi Alonso, Modric e Di Maria; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo.