Esta é uma segunda-feira fora do comum. Jogam-se nada menos que três jogos da quinta jornada da Liga. Na base das alterações desta ronda estão os encontros das competições europeias da semana passada e o tempo considerado necessário para a recuperação, mas basta uma ronda pela Europa para perceber que esta é uma singularidade portuguesa. A qual, desta vez, prejudicou o trabalho da selecção sub-21 para o «play-off» final de acesso ao Europeu.
Houve 80 equipas em acção na Taça UEFA na última quinta-feira. De todas elas, apenas meia dúzia joga esta segunda-feira. A esmagadora maioria entrou em acção no domingo. Foi assim com os adversários das equipas portuguesas, com clubes de campeonatos mais competitivos, como os espanhóis ou italianos, ou de Ligas menos mediáticas. Só na Rep. Checa se encontra algo parecido: hoje há três equipas que jogaram a Taça UEFA em campo. Quanto aos clubes que jogaram, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, o Sporting é mesmo caso único na Europa: mais nenhum deixou o jogo seguinte para segunda-feira.
Os encontros de segunda-feira desfalcam a selecção de sub-21 em nada menos que sete jogadores: Miguel Veloso, João Moutinho, Julien, Paulo Machado, Ivanildo, Varela e Yannick Djaló. Só vão juntar-se à equipa das quinas após os jogos e não farão qualquer treino até à partida para a Rússia, onde a selecção joga na sexta-feira.