O medalheiro português está a zero, mas há pelo menos uma medalha a caminho de Portugal. Quem o promete é a luso-canadiana Meaghan Benfeito, que alcançou o bronze nos saltos para a água.

«São tantos os que me ajudam que vou levar a medalha aos Açores, para que todos a vejam e a partilhem comigo», afirmou, em declarações ao jornal «A Bola».

Meaghan Benfeito tem 23 anos e é filha e neta de portugueses que emigraram dos Açores para o Canadá. Esta terça-feira, nos saltos sincronizados da plataforma a 10 metros, nos Jogos Olímpicos de Londres, ficou em terceiro lugar, em dupla com Roseline Filion, com 337,62 pontos.

A dupla que compete pelo Canadá tem uma vasta experiência em competições internacionais, mas esta foi a primeira vez que subiram ao pódio olímpico.

«Temos orgulho nesta competição e esta medalha significa muito para mim. Agora somos não apenas atletas olímpicas, mas medalhadas olímpicas», disse a luso-canadiana, em declarações enviadas à agência Lusa pelo Comité Olímpico canadiano.

Nascida em Montreal, Meaghan Benfeito irá ainda competir individualmente, na prova de saltos em plataforma de 10 metros, que se inicia a 8 de agosto.

«Na hora de celebrar a medalha, claro que me lembrei dos portugueses e de toda a comunidade portuguesa que vive no Canadá e que tanto me apoia. É fantástico ter dois países que se ama», completou, ao jornal «A Bola».

O título na prova de saltos sincronizados foi para as chinesas Chen Ruolin e Wang Hao, que no conjunto dos cinco saltos totalizaram 368,40 pontos, seguindo-se o par mexicano Paola Espinosa e Alejandra Orozco, com 343,32 pontos.