O comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 anunciou, esta sexta-feira, que foram apresentadas cerca de 26 propostas por parte de federações internacionais de modalidades desportivas. A pré-seleção será feita dia 22 de junho.
 
«Estudaremos as candidaturas e elegeremos em função da popularidade da modalidade, da sua aceitação entre os jovens e do seu potencial para promover o espírito olímpico», afirmou Yoshiro Mori, presidente do comité organizador, em conferência de imprensa.
 
Entre as modalidades apresentadas encontram-se o basebol, o softbol, o pólo, o surf, desportos aéreos e o jogo da corda, já apresentadas em outras edições. Outras são candidaturas que tentam há já algum tempo ingressar nos jogos, com é o caso do squash, o xadrez, o bridge e o bilhar.
 
Também se encontram na lista modalidades muito fortes no Japão, como o sumo e o karaté. Contudo, o objetivo é escolher atividades que «sejam populares a nível internacional e não apenas no Japão».
 
Além desse critério, também se terá em conta antiguidade das federações, a venda de bilhetes e direitos televisivos. As modalidades que não exijam construção de instalações podem estar ainda em vantagem, devido à procura de redução dos custos.
 
O processo de seleção de novas modalidades abriu dia 11 de maio. A 30 de setembro o comité japonês irá propor as selecionadas ao Comité Olímpico Internacional. A decisão final deverá ser apresentada no Rio de Janeiro, nas vésperas dos Jogos de 2016.