A tocha olímpica foi acesa esta quinta-feira, de acordo com o ritual tradicional, em Olímpia, antiga cidade grega que foi berço dos Jogos da Antiguidade.

«Estamos a fazer história. Estes Jogos Olímpicos serão uma mensagem de esperança em tempos difíceis, esta chama irá levar essa mensagem ao mundo», afirmou o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Nas ruínas da antiga cidade helénica, a atriz grega Katerina Lehou acendeu a chama, utilizando uma espécie de espelho côncavo, denominado «skapia», que converge os raios solares para determinado ponto.

A chama, que vai viajar durante quatro meses até chegar ao Rio de Janeiro para a cerimónia de abertura, foi posteriormente entregue ao antigo campeão mundial e europeu de argolas grego, Leftheris Petrounias, e a Giovane Gavio, antigo jogador brasileiro de voleibol.

Antes de sair da Grécia, a tocha olímpica vai passar por um centro de refugiados em Atenas, com o intuito de alertar para o drama dos migrantes que tentam chegar à Europa através do Mediterrâneo.

O símbolo olímpico, que vai ser transportado por Rosa Mota no dia 26 de abril, ainda em território grego, vai também passar pela cidade helvética de Lausana, antes de chegar ao Brasil no dia 3 de Maio.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 vão decorrer entre os dias 5 e 21 de agosto.