O atleta de lançamento do peso Tsanko Arnaudov, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016, partiu este domingo para o Rio de Janeiro com o objetivo de chegar à final e ser feliz durante a prova.

«[O meu treinador diz para] Entrar na prova a sorrir, ser feliz, aproveitar o momento. Resultou em Amesterdão e vou tentar usufruir da mesma coisa nos Jogos Olímpicos. Vamos ver se resulta», afirmou Tsanko, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, antes da partida para o Rio de Janeiro.

Descartando a possibilidade de ser um dos favoritos na conquista de medalhas para Portugal, o atleta traçou como meta alcançar a final do lançamento do peso.

«Não acho que seja uma das grandes esperanças [de Portugal], vão ser os meus primeiros Jogos, mas o meu objetivo é meter uma fasquia bastante elevada, chegar à final, vou lutar para isso. A tática? Preparar-me o melhor possível e chegar lá e lançar longe», vincou.

Tsanko Arnaudov, de origem búlgara, conquistou a medalha de bronze no lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo, que decorreram este ano na Holanda, e mostrou-se motivado após essa conquista.

«As duas semanas de preparação foram trabalhadas com muito esforço, dedicação e vontade, foi tudo rápido, trabalhei sempre com motivação, foi excelente ter ganhado em Amesterdão. Vou mais confiante para os Jogos», sublinhou.

Sobre os problemas que pode encontrar no Rio, o atleta, de 1,98 metros, foi claro: «Estamos sempre em contato entre atletas. Sei que vou encontrar uma cama muito pequenina e sei mais ou menos com o que contar», concluiu.

Este domingo também partiram Jéssica Augusto, Salomé Rocha e Sara Moreira, mas do Porto.