(artigo atualizado)

Portugal segue para os quartos de final do torneio olímpico de futebol como vencedor do Grupo D, depois de ter empatado com a Argélia na última jornada, em Belo Horizonte (1-1).

FILME DO JOGO

Já com o apuramento garantido, Rui Jorge não se limitou a trocar os dois jogadores castigados (Tobias Figueiredo e Sérgio Oliveira), e promoveu mais quatro alterações no «onze».

Mesmo eliminada, a Argélia entrou no jogo com maior dinâmica e remeteu para Bruno Varela o estatuto de figura da primeira parte. O primeiro remate, de Bounedjah, até foi de defesa fácil (8m), mas logo a seguir o guarda-redes português teve de aplicar-se para desviar um cabeceamento de Darfalou, o potente avançado argelino (14m).

A equipa das quinas não criou qualquer situação de perigo na primeira parte, mas ainda assim adiantou-se no marcador ao minuto 25. Como? Através de uma grande penalidade mal assinalada (Methazem, o guarda-redes argelino, chegou à bola primeiro do que Mané), convertida por Gonçalo Paciência.

A vantagem durou cinco minutos, porém. Um belo trabalho individual de Benkablia, entre Edgar Ié e Tiago Ilori, deu origem ao empate argelino.

Até ao intervalo a seleção africana ainda criou mais três oportunidades claras de golo. Duas defendidas por Bruno Varela (34 e 40m), e um livre direto de Bounedjah que saiu a centímetros do poste.

Na segunda parte a seleção portuguesa conseguiu gerir melhor o jogo, até porque a Argélia quebrou fisicamente, por ter apenas um jogador de campo no banco.

As alterações promovidas por Rui Jorge também tiveram o seu peso, porém. As entradas de Fernando Fonseca, André Martins e Salvador Agra, que têm sido titulares, mas sobretudo a mudança do 4x4x2 losango para o 4x3x3.

Pité passou da posição 10 para o lado direito do ataque e animou o ataque luso, com dois remates de fora a área travados por Methazem.

Ainda assim as melhores ocasiões da etapa complementar também foram da Argélia. Primeiro com um mau atraso de Tiago Silva para Bruno Varela, que rematou contra um adversário e viu a bola sair por cima da barra (55m). E mesmo a acabar um jogo, com um lance de grande confusão na área lusa que a seleção argelina não aproveitou, despedindo-se assim da prova sem qualquer vitória.

A seleção portuguesa segue para os quartos de final como vencedora do Grupo D, e joga agora no sábado (às 17h de Portugal Continental), em Brasília. Os comandados de Rui Jorge vão medir forças com a Alemanha.

Honduras acompanham Portugal e enviam Argentina para casa