Vários representantes de federações desportivas e comités olímpicos apelaram esta terça-feira à integração de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, sob bandeira e representação neutra.

A informação é avançada pela France Press, após a reunião, à porta fechada, da Cimeira Olímpica.

“No seguimento destes apelos, o Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou que a participação desses AIN [atletas individuais neutros] nos Jogos Olímpicos poderia acontecer apenas sob condições estritas. Nem o sistema de qualificação delineado pelas respetivas federações internacionais, nem o número de quotas alocadas para uma modalidade serão alterados para AIN com passaporte russo ou bielorrusso. Estes terão de cumprir os critérios de elegibilidade aplicados a qualquer atleta olímpico”, lê-se do comunicado resultante da 12.ª Cimeira Olímpica.

Face à invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, e o apoio da Bielorrússia ao Kremlin, o Comité Olímpico Internacional adia desde março a decisão final nesta matéria. Ao longo deste ano, Kiev ameaçou não participar nos Jogos Olímpicos no caso de os atletas russos ou bielorrussos serem reintegrados.