O ministro da Justiça do Brasil, Alexandre de Moraes, afirmou esta terça-feira que não há probabilidade de ocorrência de um ato de terrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

«Não temos probabilidade de algum evento terrorista. A possibilidade existe no mundo todo, mas não há a probabilidade», disse.

Moraes participou numa conferência de imprensa que reuniu os organizadores dos Jogos, 30 dias antes da abertura da competição, marcada para o dia 05 de agosto.

O governo brasileiro anunciou também que o Ministério da Justiça assumiu a segurança patrimonial das arenas olímpicas, com a Força Nacional de Segurança Pública.

Todo o efetivo da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estará nos seus postos até ao dia 24 de julho, garantiu.

Sobre o atraso no pagamento do salário dos polícias do Rio de Janeiro, que na última segunda-feira fizeram um protesto no aeroporto Internacional Tom Jobim para cobrar o pagamento dos salários e melhores condições de trabalho, o ministro da Justiça afirmou que parte dos vencimentos dos policiais militares devem ser pagos ainda nesta semana. «Os recursos já foram liberados e já foram transferidos», declarou.

Na semana passada, o governo federal liberou 2,9 mil milhões de reais (790 milhões de euros) em crédito suplementar ao Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta uma crise financeira desde o ano passado e tem atrasado o pagamento de funcionários públicos e pensionistas.