O Uruguai está com os dois pés no Campeonato do Mundo depois de ter goleado a Jordânia, em Amã, por 5-0, no primeiro jogo do play-off intercontinental. O benfiquista Maxi Pereira abriu o caminho para um resultado expressivo que transforma o jogo de Montevideu numa mera formalidade.

Depois da desilusão na fase de grupos sul-americana, em que a seleção celeste não conseguiu melhor do que um quinto lugar, atrás da Argentina, Colômbia, Chile e Equador, a equipa de Oscar Tabarez voltou a sorrir esta quarta-feira, bem longe de casa, em Amã.

Um triunfo que começou a desenhar-se aos 20 minutos, quando Maxi Pereira marcou o primeiro golo, atirando para as redes vazias, depois de um primeiro remate de Cavani. A Jordânia procurou reagir, mas o contraste de experiência entre os dois conjuntos era mais do que evidente e, antes do intervalo, a equipa celeste voltou a festejar, com uma recarga de Cristian Stuani a um primeiro remate de Nicolas Lodeiro.

Um resultado animador para a equipa de Tabarez que foi ganhando contornos definitivos nos últimos vinte minutos da segunda parte. Nicolas Lodeiro fez o terceiro, aos 69 minutos, depois de uma iniciativa de Cavani, enquanto Cristian Rodríguez assinou o quarto, aos 77, com um remate de primeira em resposta a um cruzamento de Alvaro Pereira.

Ainda houve tempo para a entrada do veterano Diego Forlán num jogo em que o portista Jorge Fucile não saiu do banco. Já em período de compensação, Edinson Cavani fechou a contagem com o quinto golo, na transformação de um livre direto, muito bem marcado pelo avançado do Paris Saint Germain.

O segundo jogo está marcado para dia 20, para Montevideu, mas será que vale a pena realizar-se?