A jornada 10 viu o Benfica alargar a vantagem sobre o FC Porto de um para três pontos, graças ao empate dos portistas no Estoril e ao triunfo das águias na Choupana (1-2). E viu, também, um surpreendente V. Guimarães a ascender ao segundo posto, com o triunfo em Arouca (de virada, de 1-0 para 1-2), que até colocou os vimaranenses no topo da tabela por dia e meia (entre sexta à noite e domingo ao final da tarde).
 
Resultados e classificações da Liga 
 
A grande história da jornada 10 é, de facto, o V. Guimarães. Rui Vitória afirma-se, cada vez mais, como treinador de qualidade, assinando, mais uma vez, trabalho merecedor de fartos elogios, com orçamento modesto e resultados comprovados. Em Arouca, esteve a perder, mas ponta final de grande nível valeu ao Vitória um triunfo que o colocou na liderança provisória.
 
Quem também segue de vento em popa é o Paços (quatro vitórias e dois empates nas últimas seis jornadas). A equipa de Paulo Fonseca foi a Alvalade arrancar empate positivo e até esteve a ganhar, com golo de Hurtado. Montero, no início do segundo tempo, ainda deu o empate ao Sporting, mas o Paços saiu de Alvalade com resultado positivo. De novo.
 
O FC Porto voltou a escorregar, mas ainda não foi desta que caiu. A equipa de Lopetegui ainda não perdeu, é certo, mas o empate no Estoril (2-2, com Oliver a evitar, mesmo no fim, a primeira derrota na Liga), volta a distanciar os portistas do Benfica: três pontos agora a separar os dois principais candidatos ao título, com V. Guimarães de permeio.
 
O Sp. Braga, outro candidato a lugares cimeiros, bateu o vizinho Gil Vicente (que continua em posição aflitiva), mas os golos apareceram já nos minutos finais (81 e 84).

Em muito bom plano continua o Belenenses, que com o triunfo em Moreira de Cónegos, é quarto, a apenas dois pontos do FC Porto e à frente de Sp. Braga, Paços, Rio Ave e Sporting. 

O V. Setúbal ganhou balão de oxigénio com 1-0 sobre o Marítimo e o Boavista chegou a dez pontos, vencendo o Penafiel, apenas com quatro pontos, em penultimo

A jornada fechou com claros 3-0 do Rio Ave sobre a Académica. Hassan bisou, Ukra também fez o gosto ao pé, a Académica de Paulo Sérgio vai para a paragem do campeonato com crise agravada.