Antes de todas as jornadas, Luís Sobral partilha com os leitores a visão para os jogos do fim-de-semana. Para participar neste exercício só precisa de utilizar a caixa de comentários. Atenção, só pode criticar quem também arriscar as suas previsões
Trofense-Académica, 0-0
Sexta-feira, 20:30 (SportTV)
O Trofense é a única equipa sem qualquer ponto. Cinco jogos, outras tantas derrotas. Na Amadora esteve perto, já com Tulipa, mas voltou a falhar. A Académica está frágil longe de Coimbra, com dois desaires em duas viagens e nenhum golo marcado. Apetece mesmo prever um empate, talvez sem golos.
Belenenses-V. Guimarães, 1-1
Sábado, 18:30 (SportTV)
A história dá grande vantagem ao Belenenses (41 vitórias, 13 empates, apenas cinco derrotas no Restelo), mas a realidade actual é distinta. Na estreia de Jaime Pacheco pelos azuis no campeonato, difícil acreditar que conseguirá mais do que um empate. De resto, um bom resultado para o V. Guimarães.
F.C. Porto-Leixões, 2-1
Sábado, 21:00 (SportTV)
Jogo muito interessante. O F.C. Porto lidera, mas está longe da estabilidade. A equipa demonstra dificuldades face a adversários que se fecham muito e roubam espaços. É essa a forma de estar do melhor Leixões de há muitos anos. A equipa de José Mota parece capaz de fazer mais do que apenas participar, papel que historicamente tem estado reservado ao Leixões quando visita o Porto (21 vitórias portistas, um empate e uma derrota). Conclusão: Jesualdo deve ganhar, mas se o fizer com facilidade será uma surpresa.
Marítimo-Rio Ave, 2-1
Domingo, 16:00
Se a tradição se parecer com o que era, o Marítimo ganhará. Até agora, dez jogos nos Barreiros, oito vitórias para os da casa, dois empates. Jogo curioso entre as únicas duas equipas da divisão maior que caíram na Taça. Ideal para lamber as feridas?
Nacional-V. Setúbal, 1-1
Domingo, 16:00
A história regista o equilíbrio entre estas duas equipas, na Choupana (duas vitórias para o nacional, cinco empates e um triunfo sadino). Este ano o Nacional está bem melhor, como se sabe, mas falhou da última vez que recebeu alguém em sua casa. O Vitória tem o perfil certo para criar problemas longe do Bonfim.
Benfica-Naval, 2-1
Domingo, 19:00 (RTP)
A equipa da Figueira da Foz perdeu duas vezes na Luz e empatou uma. Nunca ganhou. E é difícil prever que seja agora, apesar de esta ser a Naval mais equilibrada que conhecemos na divisão maior. Forte e relativamente segura atrás (tem menos golos sofridos do que o Benfica, por exemplo), possui um dos melhores avançados neste arranque de campeonato. Deve ser suficiente para esticar o jogo até à baliza de Quim. Mas não para ganhar.
Paços-Sporting, 1-2
Domingo, 21:00 (SportTV)
O Sporting já viveu algumas noites complicadas em Paços de Ferreira, algo que de resto já sucedeu a outros grandes. Depois das derrotas nos clássicos, a equipa de Paulo Bento sabe que este é um jogo fundamental. O previsível empenho dos «leões» mais a confiança trazida da Ucrânia devem ser suficientes para ganhar. Mas com dificuldades.
Sp. Braga-E. Amadora, 1-2
Segunda-feira, 19:45 (SportTV)
Nos 15 jogos disputados entre estas equipas em Braga, os da casa ganharam apenas cinco vezes. E esta segunda-feira chegam em dificuldades ao jogo, na parte de baixo da tabela e cansados por uma quinta-feira europeia. Todos sabemos que os jogadores bracarenses são melhores, mas se o Estrela souber gerir as emoções poderá acabar por ganhar.