O ex-ministro adjunto do Primeiro Ministro, José Luís Arnaut, foi designado para liderar uma comissão de análise ao estado do futebol nos 25 países da União Europeia, numa acção patrocinada pela própria UE e pela UEFA, e deverá apresentar resultados e soluções até final de Maio.
Segundo o PortugalDiário a escolha foi feita nesta terça-feira, em Bruxelas, na sequência de uma reunião que juntou o ministro do desporto inglês (Richard Caborn), Lennart Johansson (presidente da UEFA) e Lars Christer Olsson (secretário-geral da UEFA), para além do próprio Arnaut.
«Pensamos que Arnaut detám as melhores qualidades para ocupar o lugar», justificou Carbon, em representação da União Europeia, pedindo apenas que a análise seja feita «o mais rapidamente possível». A intenção é avaliar até que ponte as autoridades do futebol europeu, as instituições da UE e os Estados-membros poderão implementar o tratado de Nice e as suas características específicas no desporto a nível europeu.
Um dos pontos mais importantes na discussão está relacionada com o aproveitamento dos jogadores formados nos clubes, sabendo-se que os clubes que irão integrar as provas da UEFA na próxima época terão de possuir quatro atletas das suas escolas no plantel (terão de ter inscrição pelo clube durante três épocas entre os 15 e os 21 anos). Arnaut terá de perceber se esta medida cumpre as leis da União.
Recorde-se que durante o Governo de Durão Barroso, José Luís Arnaut foi ministro adjunto do primeiro-ministro e tutelou o Desporto, sendo responsável político pela organização do Euro2004.