Telma Monteiro vai tentar em 2024 a sua sexta participação nas Olimpíadas, nos Jogos Olímpicos de Paris.

Em declarações à BTV, a judoca de 35 anos admitiu que ponderou o final da carreira após os Jogos deste ano, em Tóquio, nos quais terminou no nono lugar, mas que decidiu continuar a competir e tentar garantir a presença nos Jogos de Paris.

«Estou muito feliz, foi uma decisão muito pensada. Antes dos Jogos Olímpicos, a decisão de não continuar como atleta de alto rendimento estava praticamente tomada, mas durante as férias não tirava da cabeça como vencer as minhas adversárias», afirmou.

«Tenho muita vontade de competir e o mais importante é que ainda tenho muito espírito de sacrifício. Por saber que ainda tenho essa paixão de querer ganhar, faz sentido continuar. E se continuar e chegar aos Jogos serei a única judoca no mundo com seis Jogos Olímpicos», acrescentou.

Telma Monteiro estreou-se nas Olimpíadas em 2004, em Atenas. Em 2016, atingiu o ponto mais alto da carreira olímpica, ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além disso, soma várias medalhas em campeonatos do Mundo e da Europa da modalidade.

[artigo atualizado]