Um dos empresários de Kalou revelou esta segunda-feira que além de José Veiga, um outro português terá marcado presença numa reunião que teve lugar no aeroporto de Amesterdão. Tratar-se-ia, disse, de Nélio Lucas, um jovem empresário que se tornou relativamente conhecido em 2003.
Segundo notícias da época, a empresa a que Nélio Lucas pertencia (World Football) organizou a inauguração do novo estádio de Aveiro. Ao lado do presidente do clube, Mano Nunes, Nélio Lucas revelou o cartaz da festa. Além do Osasuna, diversos cantores aqueceram a noite a 11 de Dezembro de 2003.
Umas semanas mais tarde, Nélio Lucas regressa a Aveiro. Agora pertence à Stellar Group, uma empresa especializada em desporto que pretende entrar em grande na Península Ibéria. O rosto da Stellar é Jonathan Barnett, que uns meses depois haveria de ficar internacionalmente famoso por ter ido a uma reunião num hotel de Londres com José Mourinho. Barnett era o empresário (a meias com Pini Zahavi, também empresário) de Ashley Cole, do Arsenal, o mais famoso dos jogadores representados pela Stellar.
À mesa com Vieira e Veiga
O líder veio a Portugal em Abril de 2004 e ao lado de Nélio Lucas e Mano Nunes explicou as intenções da Stellar. O objectivo de Barnett era criar uma delegação que funcionasse em toda a Península. No site da empresa, o jovem empresário português, na altura com 26 anos, era descrito como alguém que tinha ganho experiência de representação de cantores. O perfil de Nélio Lucas continua on line, mas desconhece-se se a ligação se mantém. O Beira Mar entretanto desceu de divisão.
Nélio Lucas conheceu Luís Filipe Vieira e José Veiga antes do Euro 2004. Ele e Jonathan Barnett demonstraram interesse em conversar com os líderes do Benfica, mas a conversa não resultou em qualquer negócio imediato.
Esta segunda-feira o nome do empresário português foi referido na imprensa holandesa como o representante da empresa «Soccer Investments and Representations». Terá sido nessa condição que Nélio Lucas marcou presença numa reunião com José Veiga e representantes de Kalou.
A «SIR» é uma empresa desconhecida no mundo do futebol. Uma pesquisa na Internet revela que a «Soccer Investments and Representations» só começou a ser referida recentemente e sempre na imprensa holandesa. Por causa do negócio de Kalou.
Maisfutebol tentou contactar Nélio Lucas durante a noite de segunda-feira. Só uma chamada foi atendida. Do outro lado surgiu indicação para ligar mais tarde, o empresário estava em reunião. «Mais tarde» os telefones estavam desligados.