Steven Pienaar, jogador sul-africano que chegou a ser cobiçado pelo Benfica, assinou pelo Borussia Dortmund. O negócio foi concretizado nesta quinta-feira, embora o jogador possa continuar no Ajax até final da época, pois tudo está pendente da saída iminente de Tomas Rosicky para o Atlético de Madrid, que poderá concretizar-se já em Janeiro.
Representado por Rob Moore, agente de Benni McCarthy, Pienaar chegou a estar nos planos de Ronaldo Koeman e houve contactos iniciais, mas o facto de ser seguido por clubes com outro poder económico esmoreceu a vontade do técnico encarnado. Acabaria por ser outro treinador holandês, Bert van Marwijk, a conseguir convencer o jogador, prometendo que lhe iria entregar o lugar ideal, a médio interior direito ou a número dez, ao contrário do que vem sucedendo nos últimos tempos no Ajax.
Em final de contrato com o Ajax, Steven Pienaar assinou por três anos e meio com os alemães, dando mais um passo importante na progressão da carreira. Aos 23 anos, preferiu o Borussia Dortmund, que surge com uma equipa renovada, prescindindo da oportunidade de jogar em Inglaterra, mais concretamente no Manchester City, por acreditar que pode jogar em clubes de maior nomeada. Para trás fica, definitivamente, a hipótese Benfica.