O Basileia venceu esta quarta-feira o Manchester United por 2-1, na sexta e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. O resultado elimina os «Red Devils» e encaminha-os em definitivo para a Liga Europa. O Benfica fecha em primeiro e os suíços também passa aos oitavos-de-final.

Resultados e classificação

O primeiro golo do encontro foi apontado aos nove minutos por Marco Streller. O desequilíbrio foi curiosamente causado por dois jogadores do United, que chocaram na grande área, Vidic e Smalling. A bola sobrou para Shaqiri que cruzou para o experiente avançado. De Gea ainda tocou, mas não evitou o golo.

Alex Ferguson perdeu Vidic antes do intervalo. O central lesionou-se com aparente gravidade no joelho e foi substituído por Evans. Ainda antes do descanso, De Gea ainda fez uma defesa fantástica a um livre de Shaqiri, mas era no ataque, que teve o português Nani os 90 minutos, que estava a maior falta de inspiração.

E também houve azar. No segundo tempo, um cruzamento de Nani acabou na barra à guarda de Sommer, depois de bater em Steinhofer. Só que a infelicidade não explica tudo. Aos 84, Shaqiri cruzou num raro ataque dos suíços, e a bola bateu livremente no tapete antes de ser cabeceada em mergulho por Fabian Frei. Estava decidido.

O melhor que o United conseguiu foi reduzir, por Phil Jones, aos 89.

BASILEIA - Sommer; Steinhofer, Abraham, Dragovic e Park; Shaqiri (Stocker, 90), Cabral, Granit Xhaka (Chipperfiled, 83) e Fabian Frei; Alexander Frei (Kusunga, 88) e Streller

MANCHESTER UNITED - De Gea; Smalling, Vidic (Evans, 44), Ferdinand e Evra; Park (Macheda, 82), Giggs, Jones e Young (Wellbeck, 64); Nani e Rooney