O Legia Varsóvia é o adversário do Sporting nos 16 avos-de-final da Liga Europa, uma das equipas mais bem sucedidas da Polónia que nunca cruzou o caminho de Portugal.

Fundado em Março de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o Legia começou por ser o clube das legiões polacas e mais tarde do exército. Desde então arrecadou oito campeonatos nacionais (é o terceiro mais vitorioso) e detém o recorde de 14 taças. Nas últimas cinco épocas falhou a conquista do título, mas ficou quase sempre no pódio, como aconteceu com o terceiro lugar na temporada passada. Este ano segue na segunda posição, com 33 pontos em 17 jogos, atrás do líder Slask Wroclaw, com 37.

Na Europa orgulha-se de uma meia-final da Champions perdida para o Feyenoord em 1969/70 e duas presenças nos quartos-de -final em 1970/71 e 1995/96. Na extinta Taça das Taças foi eliminado duas vezes nos «quartos» (1964/65 e 1981/82) e outra nas meias-finais (1990/91), esta última pelo Manchester United.

No Grupo C da Liga Europa terminou na segunda posição, com nove pontos, atrás do PSV Eindhoven. Para trás ficaram Hapoel Telavive e Rapid Bucareste. Com três vitórias e três derrotas, o Legia apurou-se para os 16 avos.

Maciej Skorza, de 39 anos, é o treinador desde 1 de Junho de 2010, ele que viveu uma curta carreira como jogador. Começou a treinar nas camadas jovens do Legia em 1994, regressando em 2010 para os seniores. Na época 2004/05, ao serviço do Amica Wronki, tornou-se no primeiro treinador polaco a qualificar uma equipa para a fase de grupos da Taça UEFA. Foi campeão duas vezes no Wisla Cracóvia (2007/08 e 2008/09) e acabou despedido em Março de 2010, depois de três jogos sem vencer.

Entre os jogadores mais utilizados há quatro internacionais polacos Jakub Wawrzyniak, Marcin Komorowski, Maciej Rybus e Janusz Gol, mas o destaque vai para os goleadores sérvios, Miroslav Radovic e Danijel Ljuboja. O primeiro é o melhor marcador do Legia na Liga Europa com quatro golos e o segundo no campeonato com sete, enquanto Ljuboja tem oito na liga polaca.

Manu, ex-Marítimo e Benfica, era o português desta equipa, mas a 9 de Dezembro assinou pelo Beijing Guoan de Jaime Pacheco.

Onze mais utilizado na LE:

Dusan Kuciak; Artur Jędrzejczyk, Michał Żewłakow, Jakub Wawrzyniak, Marcin Komorowski, Ariel Borysiuk, Ivica Vrdoljak, Maciej Rybus, Michał Żyro, Miroslav Radović e Danijel Ljuboja