Quem guarda na memória uma das páginas douradas do futebol português, a conquista, por parte da «geração de ouro», do Campeonato do Mundo de sub-20 em 1991, deve recordar-se de um avançado que encantava os seguidores das camadas jovens de Portugal, ao lado de nomes como Luís Figo, Rui Costa, Peixe ou João Vieira Pinto: Gil.
Gil Gomes, uma enorme promessa nascida em Angola que cresceu no Benfica, prejudicada por uma série de lesões, conforme confessou ao Maisfutebol, acabou por fazer carreira no futebol a viajar pelo Mundo, representando clubes de pouca expressão em países como França, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra.
Actualmente, prestes a completar 33 anos, é treinador-jogador duma equipa amadora em Manchester, o Neweast Manchester F.C., e está envolvido numa série de projectos de ensino a crianças, entre os quais a sua própria escola de futebol, The Champions.
«Estou envolvido em projectos, como treinador de futebol de crianças, há quatro anos. Com o apoio de instituições do Governo, os miúdos das escolas têm duas horas de futebol depois das aulas, de segunda a sexta, como forma de fomentar a prática da modalidade», complementa Gil Gomes, a trabalhar igualmente com a U.K. Soccer Center. A sua escola de futebol, The Champions, tem acordos com a maioria das instituições de ensino no Norte de Manchester.