Leonardo Jardim está otimista em relação ao encontro com o V. Guimarães, mas não espera facilidades. O treinador do Sporting quer dar continuidade aos bons resultados garantidos no campeonato: «As expetativas são boas, queremos continuar a jogar bem, a conquistar vitórias em prol do clube. Sabemos que o adversário, em casa, apresenta sempre dificuldades a quem lá se desloca. Mas nós queremos ser competentes, queremos ter capacidade para contrariar a qualidade do V. Guimarães, procurar fazer um bom jogo e conseguir um resultado positivo, que é a vitória, dentro daquilo que queremos fazer em todos os jogos.»

O V. Guimarães foi eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga. O Sporting vai encontrar um V. Guimarães em crise? «Não. Não acredito que esteja em crise. Passou por um período de quatro jogos sem vencer, mas também teve muitos dos jogadores, que habitualmente jogavam, de fora. Neste momento, conseguiu recuperar alguns. Acredito que esteja mais forte do que esteve nos últimos jogos. Por isso, merece-nos todo o respeito. É uma equipa de qualidade e bem orientada, mas o Sporting vai tentar conseguir garantir o seu objetivo, que é fazer os três pontos.»

O técnico leonino terá de mexer no onze, já que não pode contar com os castigados Rojo e Wilson Eduardo: «Eric Dier será solução para o próximo jogo, com o Maurício no eixo central. É um jogador em que acreditamos, é um jogador jovem, que está a passar por um processo de evolução. Veio de uma boa época, numa posição completamente diferente da que está a jogar hoje em dia. Não é dos jogadores mais utilizados no eixo central, mas é um jogador que acreditamos ter qualidade para corresponder às nossas expetativas em relação à organização defensiva.»

O Sporting sofreu nove golos nos últimos três jogos. A consistêcia defensiva deve ser mais trabalhada?
«Aproveitamos sempre o tempo de paragem para trabalhar tudo. A organização defensiva não fugiu à regra, mesmo sabendo que dois dos nossos centrais estiveram fora. Mas aproveitámos para retificar os erros do passado.»

A paragem do campeonato é vista com  naturalidade por Leonardo Jardim, que só tem uma preocupação: «Não podemos fazer um balanço positivo ou negativo. Temos de organizar-nos de forma a rentabilizarmos o tempo que tivemos. Foi isso que fizemos. Aproveitámos para trabalhar outro tipo de situações. Tivemos mais tempo para preparar o próximo jogo com o V. Guimarães. Nestas paragens a maior dificuldade de um treinador é quando os jogadores vão para a seleção e não jogam. Neste caso só tivemos o Eric, que jogou 20 minutos no segundo jogo, e o William, que também jogou pouco tempo. Esses dois é que me merecem especial atenção na gestão dos treinos, após a competição, para estarem a um bom nível no próximo jogo.»

No início da conferência, o treinador do Sporting deixou algumas mensagen s: «Queria deixar as condolências à família de Alex Marques e de todo o plantel. E deixar os parabéns à nossa seleção, aos jogadores, à equipa técnica, à estrutura por Portugal estar no próximo Mundial.»

[atualizado]