Depois de um ano de 2013 em grande, com a conquista do Brasileirão com grande vantagem pontual, o Cruzeiro agravou a noção de um 2014 bem menos brilhante.

O conjunto de Marcelo Oliveira caiu nos «quartos-de-final» da Libertadores, perante o San Lorenzo de Almagro, clube argentino que tem como adepto mais conhecido o Papa Francisco. 

A derrota por 1-0 na Argentina parecia reversível, mas a partida no Mineirão mostrou um empate (1-1) comprometedor para as contas da Raposa.

A queda do Cruzeiro implica que o Brasil não tenha, pela primeira vez desde 1991, qualquer clube nas meias-finais da Libertadores e quebrará ciclo de cinco triunfos seguidos de clubes brasileiros na prova. 

O San Lorenzo esteve a ganhar 0-1 em Belo Horizonte, com golo precoce de Piatti, mas o Cruzeiro ainda chegou ao empate, por Bruno Rodrigo.

Mesmo assim, Marcelo Oliveira, o técnico do Cruzeiro, acredita num bom resto de época e já olha para a frente: «Sábado já tem um jogo importante do Brasileiro. É muita conversa, muito descanso. É colocar na cabeça que temos toda condição de sermos campeões brasileiros. Temos também a Copa do Brasil, que são apenas oito jogos para o título, e podemos brigar». 

O Atlético Mineiro, campeão da Libertadores em 2013, já tinha caído  no «oitavos», perante os colombianos do Atlético Nacional.