O Santos perdeu na madrugada desta sexta-feira com o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, por 1-0, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Taça dos Libertadores da América.
O encontro foi pautado pela pálida exibição do «Peixe», que contrastou com o domínio da equipa da casa, comandada pelo atacante Juan Manuel Martínez, que só não alcançou uma vitória ainda maior por causa da excelente exibição do jovem guardião Rafael.
O único golo apontado por Mauro Óbolo aos 35 minutos, após cruzamento efetuado na esquerda por Emiliano Papa, foi suficiente para quebrar uma marca que vinha sendo protagonizada pelo clube brasileiro. O Santos já não acabava um encontro sem marcar qualquer golo desde 18 de dezembro do ano passado, dia em que perdeu a final do Mundial de Clubes para o Barcelona (0-4).
A má exibição do Santos coincidiu com o fraco jogo feito pelas principais figuras da equipa como Paulo Henrique Ganso, Elano (que foi mesmo substituído, aos 74 minutos), e sobretudo Neymar. O avançado brasileiro nunca conseguiu arranjar espaço para provocar desequilíbrios ou fazer as jogadas de génio que tanto o caraterizam e acabou mesmo por ser amarelado, aos 65 minutos, por simular uma falta.
A segunda mão jogar-se-á na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, no Vila Belmiro, local onde o Santos ainda não perdeu na presente edição da Libertadores.
Golo do Vélez Sarsfield: