E à terceira jornada, o Benfica goleou à antiga, o Sporting estreou-se a vencer e Liedson a marcar, e Falcao voltou a abrir caminho ao sucesso do F.C. Porto. Os três grandes venceram, começam a trepar na tabela, mas é o Sp. Braga quem continua firme na liderança, só com vitórias.
O médio Hugo Viana foi a estrela em Braga, com um bis frente ao Belenenses, que perdeu 3-1. Depois de Académica (em casa) e Sporting (fora), a renovada equipa às ordens de Domingos Paciência sente-se confortável no primeiro lugar.
8-1 parece coisa antiga, mas foi o que o marcador da Luz registou no final do Benfica-V. Setúbal. A última vez que os encarnados marcaram oito golos foi há 15 anos, frente ao Famalicão (8-0), mas em 2002/03 golearam o P. Ferreira por 7-0. O paraguaio Cardozo assinou um «hat-trick», mas muitos mais tiveram oportunidade de fazer o gosto ao pé, caso de Nuno Gomes, que saltou do banco para fazer o oitavo do Benfica.
Em Coimbra, sob a tensão do afastamento da fase de grupos da Liga dos Campeões e da ausência de vitórias, o Sporting bateu a Académica por 2-0 e a importância do resultado não se restringe aos três pontos somados. Em vésperas de juntar-se à Selecção Nacional, Liedson regressou aos golos e terminou com dois jejuns.
O F.C. Porto foi à Figueira da Foz vencer a Naval por 3-1, novamente com Falcao em destaque. O avançado colombiano voltou a abrir caminho à vitória dos Dragões, depois de na ronda inaugural ter assegurado um ponto em Paços de Ferreira. Um golo por jogo até ao momento e uma média que não podia ser mais auspiciosa.
A caminhada do Olhanense no principal escalão continua a ser marcada por empates, desta feita na Choupana, frente a um Nacional europeu. Na ressaca da eliminatória com o Zenit, em São Petersburgo, e que garantiu a passagem à fase de grupos da Liga Europa, a equipa de Manuel Machado regressou à frente nacional pela positiva, com mais um ponto e um golo de João Aurélio, que já contabiliza dois.
Em Paços, Leiria e Matosinhos registaram-se os nulos da jornada, três, precisamente como na primeira ronda e com dois repetentes, Leixões (frente ao Rio Ave) e V. Guimarães (ante o P. Ferreira). A U. Leiria também empatou sem golos na recepção ao Marítimo, o terceiro empate da temporada.