Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao, está convencido que a equipa basca ainda pode chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, apesar de contar apenas com um ponto, no Grupo H, na véspera de receber o FC Porto no novo San Mamés.

 

A equipa basca está, assim, obrigada a vencer, até para manter aspirações de chegar ao terceiro posto que lhes abre as portas da Liga Europa, mas Valverde nem quer ouvir falar nisso. «Não assino isso do terceiro lugar. Vamos lutar por tudo. Queremos desfrutar porque foi muito difícil chegar aqui. Não há muitas contas a fazer, temos de ganhar os jogos que faltam», atirou.

 

O Athletic chega a este jogo moralizado depois da boa exibição na vitória sobre o Sevilha, mas também com muitas limitações. Aduriz, a principal referência do ataque, está fora de combate, enquanto De Marcos, Muniain, Laporte e Akexe estão com limitações físicas. «De certeza que vamos fazer alterações porque o jogo de domingo foi muito duro e amanhã espera-nos outro jogo duro», referiu.

 

Apesar de tudo, o treinador confia nos seus jogadores e conta com um «empurrão» dos adeptos bascos. «Estamos mais pressionados do que o FC Porto porque perder significa dizer adeus à competição. Mas não considero que isso seja um handicap. A equipa quando está pressionada e apertada responde bem e faz-nos falta este tipo de pressão. Acredito que vais er um grande jogo», prosseguiu.

 

Uma confiança que se estende ao balneário, como confirmou Mikel Balenziaga que estava sentado ao lado do treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo. «No jogo no Porto fizemos um bom trabalho. Acho que em várias fases do jogo estivemos bem. As duas últimas vitórias na Liga também nos deu moral. Se fizermos o nosso jogo, temos muitas possibilidades de vencer. Enquanto tivermos possibilidades, vamos fazer tudo o que pudermos», destacou o defesa basco.