Poucos acreditavam, mas o Monaco conseguiu um bilhete para estar nas meias-finais da Liga dos Campeões, derrubando os favoritos Manchester City e Borussia Dortmund, e agora vai enfrentar a Velha Senhora, novamente como underdog.

A chegada a esta fase é um feito assinalável face aos recursos disponíveis, mas, caro leitor, recorde-se que o mesmo Leonardo Jardim esteve muito perto de chegar às «meias» em 2014/15, já ao serviço dos monegascos. 

Esbarrou nos quartos de final e o muro foi a... Juventus, de Massimiliano Allegri.

Em 2015, os italianos levaram a melhor, vencendo no conjunto das duas mãos por 1-0, com um golo de Vidal em Turim, de grande penalidade.

Dois anos depois novo duelo entre os dois emblemas, entre os mesmos treinadores, mas com protagonistas muito diferentes.

O Maisfutebol olhou para os dois jogos dessa eliminatória e comparou os intérpretes. A diferença é abismal e ambas as equipas apenas devem repetir no onze três jogadores, mas no cômputo geral é, curiosamente, a Juventus quem mais mudou.

Estava à espera desta?

A transformação do Monaco, que tem como repetente... Bernardo Silva

Subasic, Fabinho e... Bernardo Silva serão, à partida, os repetentes de Leonardo Jardim para receber a Juventus no Principado.

O médio português está a despontar nesta temporada, mas já em 2014/15, com 20 anos, foi titular num dos jogos dos quartos de final e suplente utilizado no outro. Agora é um dos pilares da estrutura do Monaco e tem parceiros diferentes no ataque.

Na 2ª mão dessa eliminatória jogou ao lado de Anthony Martial e Carrasco, enquanto agora deverá jogar com Falcao, Mbappé e Lemar.

No meio-campo, João Moutinho foi titular nos dois encontros, ao lado de Kondogbia (também Toulalan na 2ª mão), mas agora deverá perder o estatuto para Bakayoko (que está em dúvida por lesão e que há dois anos nem sequer foi opção) e Fabinho, que era o lateral direito há dois anos.

Por isso, a defesa de Leonardo Jardim será totalmente nova (exceção feita a Subasic que continua como dono e senhor do posto).  

Em 2014/15, o Monaco jogou em 5-4-1 em Turim, com a defesa a ser composta por Fabinho, Abdennour, Ricardo Carvalho, Raggi e Kurzawa, e em 4-3-3 no Louis II com a saída de Ricardo Carvalho e a entrada de Toulalan para reforçar o meio-campo. 

Agora, os guardiões da baliza de Subasic são Sibidé, Glik, Jemmerson e Mendy, sendo que apenas o brasileiro Jemmerson transitou da temporada passada.

Os onzes na 1ª e 2ª mão de 2015
O Onze provável do Monaco para quarta-feira

Se olharmos para o plantel de Leonardo Jardim verificamos que, para além dos quatro prováveis titulares, há oito jogadores que já estavam às ordens do português e que podem jogar, sendo que apenas João Moutinho, Raggi, Germain e Dirar foram opção nesses jogos com a Juventus.

Os outros são os guarda-redes Stekelenburg (suplente não utilizado) e Sy, os defesas Almamy Touré e Abdou Diallo.

Nota ainda para os suplentes que Leonardo Jardim utilizou em 2015: Berbatov e Matheus Carvalho nos dois jogos, Bernardo Silva num e Germain noutro. 


A Juventus que era de Pirlo, Vidal e Tevez e que agora é de Dybala, Higuain e Pjanic

A Velha Senhora está nova, está renovada e muito diferente daquela que derrotou o Monaco em 2015.

Os habituais Buffon, Bonucci e Chiellini deverão ser os únicos a integrar o onze de Massimiliano Allegri e no plantel há apenas mais quatro que participaram nesses dois jogos com o Monaco e podem voltar a ir a jogo: Lichtsteiner, Marchisio, Barzagli e Sturaro. De Ceglie, Asamoah, Mattiello ainda permanecem no conjunto de Turim, mas só os dois últimos integram a lista de convocados de Allegri.

Há dois anos, a Juventus também alterou o sistema nas duas mãos, de 4-4-2 para 3-5-2, com apenas uma alteração no onze: Barzagli entrou na segunda mão para a defesa a três em detrimenro de Roberto Pereyra.

Buffon era o guarda-redes e os outros dois centrais foram Chiellini e Bonnuci, como já referido.

Depois são oito diferenças.

Em 2015 jogaram: Lichtsteiner, Evra, Barzagli/Pereyra, Andrea Pirlo, Marchisio, Vidal, Morata e Tévez.

Esta quarta-feira devem entrar em campo os seguintes oito: Dani Alves, Alex Sandro, Pjanic, Khedira, Cuadrado, Dybala, Mandzukic e Higuaín.

Nota ainda para Paul Pogba, médio agora no Manchester United, que falhou os dois jogos com o Monaco por lesão e para os suplentes Matri, Llorente, Padoin, Simone Pepe ou Ogbonna que Allegri tinha à disposição.

Os onzes da 1ª e 2ª mão em 2015
O onze provável para quarta-feira

O Raio-X que indica duas equipas novas:

Este raio-X aos dois plantéis mostra que a Juventus vai ter oito caras novas no «onze» enquanto o Monaco terá apenas sete.

Monaco: Sidibé, Glik, Jemmerson, Mendy, Mbappé, Falcao e Lemar;

Juventus: Dani Alves, Alex Sandro, Pjanic, Khedira, Cuadrado, Dybala, Higuaín e Mandzukic;

Quanto ao plantel, o Monaco tem 12 repetentes, já a Juventus tem 10 caras que transitam de 2015.

Monaco: Subasic, Fabinho, Bakayoko, Bernardo, Moutinho, Dirar, Germain, Stekelenburg, Sy, Raggi, Almamy Touré e Abdou Diallo;

Juventus: Buffon, Bonucci, Chiellini, Barzagli, Marchisio, Lichtsteiner, Asamoah, Mattiello, De Ceglie e Sturaro;