A pedido das autoridades portuguesas, a Polícia Nacional espanhola terá doze agentes em Lisboa para acompanhar os adeptos de Real e Atlético de Madrid, finalistas da Liga dos Campeões. Para além disso, os agentes espanhóis vão prestar apoio também nas entradas e saídas do aeroporto de Lisboa.

«Vão estar em Lisboa dez agentes divididos em duas delegações com um chefe e quatro spotters cada, para acompanhar os adeptos em Portugal e que ficarão no campo durante o encontro com coletes identificativos», informa a nota remetida à agência Lusa.

Os outros dois agentes são polícias especializados em documentação e estarão no aeroporto da capital para realizar os procedimentos necessários em caso de perdas ou roubos de identidade.

Estes doze agentes fazem parte do dispositivo de segurança organizado pelas autoridades espanholas, que envolve 1250 agentes posicionados nas «províncias próximas de Portugal», como é o caso de Badajoz, onde ficarão muitos adeptos espanhóis.

Durante o fim-de-semana haverá vários telefones disponíveis no consulado espanhol, ativos 24 horas por dia, caso os cidadãos espanhóis necessitem.

Para além disto, mais de sessenta agentes da Brigada Móvel estarão nos comboios que transportarão, separadamente, os adeptos organizados das duas equipas madrilenas, por forma a garantir a segurança.

Desde que se sabe que as duas equipas finalistas da Liga dos Campeões são de Espanha, as autoridades do país vizinho estabeleceram contacto com os responsáveis portugueses com objetivo de garantirem todas as condições de segurança para o jogo do próximo sábado que põe frente a frente o Atlético e o Real de Madrid.