Leonardo Jardim, treinador do Monaco, em declarações à «Sport TV», depois da derrota diante do FC Porto (2-5), no Estádio do Dragão, em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

- Acho que em relação ao nível pretendido para esta competição, estivemos abaixo. Os nossos jogadores cometeram muitos erros. Nesta competição, com equipas do nível do FC Porto, não podemos cometer estes erros. São jogadores que estão numa fase de progressão, faz parte, têm de apender com estes erros. Preferíamos que aprendessem só nos treinos. Acaba por ser negativo para alguns que jogaram e que não conseguiram mostrar o seu talento.

[O Monaco era à partida favorito, concorda com a classificação final?]

- Para mim o futebol é justo. O FC Porto fez mais pontos do que nós e do que o Leipzig, o Besiktas também. O Monaco teve muitas dificuldades, não conseguiu ter o nível da Champions. Quando perdes metade da equipa não consegues começar a época da melhor forma. Esta equipa vai ser mais competitiva dentro de um ano ou dois anos.

[Quais os objetivos que sobram para o Monaco? O Campeonato?]

- No campeonato vamos tentar ficar no pódio do campeonato francês, tem sido o nosso objetivo. Este ano o Paris [PSG], depois da desilusão na época passada, reforçou-se de uma forma incrível. Vamos disputar com o Marselha e com o Lyon o terceiro lugar do campeonato, sempre com os olhos no segundo lugar que é o que dá uma qualificação direta.

[Até onde pode ir este FC Porto?]

- Sinceramente, não sei até que nível pode ir o FC Porto. A Liga dos Campeões depende muito do sorteio e de outros factores. O FC Porto está qualificado para os oitavos, cada passo é um objetivo. Agora vai ter de ser assim, passo a passo, para conseguir chegar o mais longe possível. Na Liga dos Campeões existem sempre seis/sete equipas muito mais apetrechadas do que os portugueses.

[Tem acompanhado o futebol português?]

- O futebol português tem sempre o meu olhar. Gosto de Portugal e acompanho o futebol português. Vejo que este ano está mais equilibrado entre os três grandes. Em relação aos jogadores, todos os anos aparecem novos jogadores, vamos seguindo. Colocamos de parte um pouco as polémicas, mas isso faz parte do nosso ADN.