(artigo atualizado)

Raphael Guerreiro bisou na goleada do Borussia Dortmund sobre o Atlético Madrid por 4-0.

O internacional português só foi lançado em campo já depois da hora de jogo, mas ainda foi a tempo de dar um contributo decisivo para um resultado que ajuda o conjunto alemão a isolar-se no topo do Grupo A, agora com nove pontos, mais três do que os colchoneros.

O ex-benfiquista Witsel inaugurou o marcador aos 38 minutos, através de um remate de fora da área que acabou por desviar em Lucas Hernández e enganar Oblak.

Na segunda parte, Raphael Guerreiro - lançado no jogo ao minuto 63 - fez o segundo no Westfalenstadion aos 73', com uma finalização certeira no coração da área após passe de Achraf Hakimi.

Em busca de um golo que a recolocasse na luta pelo resultado, o Atlético viu-se obrigado a expor-se mais e acabou surpreendido num contra-ataque rapidíssimo da equipa da casa que apanhou os pupilos de Diego Simeone em desequilíbrio. Gotze lançou Hakimi, que disparou na direção da área espanhola e serviu depois o recém-entrado Jadon Sancho, que só precisou de encostar para o 3-0 num lance em que estava ligeiramente adiantado.

Mas o pesadelo dos madrilenos não ficou por aí. A um minuto dos 90', Filipe Luís meteu água na zona defensiva e acabou por assistir involuntariamente Raphael Guerreiro, que recuperou à bola à entrada da área do Atlético e atirou depois para o 4-0 final.