A Liga dos Campeões (LC) Europeus, a mais rentável competição de futebol do Mundo, vai distribuir, nesta época, prémios no valor de 1,09 mil milhões de euros, de acordo com um relatório divulgado pela UEFA e citado pela Lusa. O valor corresponde a um aumento de 33 por cento face ao ano passado.

A participação na fase de grupos da LC vai garantir ainda a cada clube um valor mínimo de 7,1 milhões de euros, onde 3,8 milhões se devem à participação e 550 mil a cada jogo disputado. A somar a estes valores estão os prémios pela vitória, de 800 mil euros, e pelo empate, no valor de 400 mil euros.

Já a equipa que ganhar a Liga Europa, a prova que substituiu a Taça UEFA, poderá obter um rendimento global de 6 milhões de euros. Está também assegurada uma receita mínima de 900 mil euros aos clubes que chegarem à fase de grupos da competição.

De acordo com as estimativas da UEFA, responsável pela organização da competição, cada uma das 48 equipas que conseguirem chegar à fase de grupos vai receber um bónus de presença de 600 mil euros, acrescido ao prémio de 50 mil por cada jogo. O Benfica, ao vencer quinta-feira o Poltava por 4-0, garantiu praticamente a qualificação. Nesta fase, cada vitória dá direito a 120 mil euros, sendo que as equipas que empatarem recebem metade desse valor.