Alvalade cheia para receber o campeão dos campeões, em nova visita do Real Madrid a Lisboa, a primeira depois de ter conquistado La Décima na capital portuguesa.

É a quinta ocasião em que os merengues viajam até Lisboa para uma partida oficial, a quarta frente a oposição portuguesa e a segunda como campeões europeus em título: ambas para jogar com o Sporting, diga-se.

Será a 12ª vez que o detentor do título continental visita Portugal. O Maisfutebol recolheu os dados sobre o confronto do futebol português frente ao campeão europeu em título. Para o Sporting, há um sabor agridoce. Quando se vai do geral ao particular, há um pequeno problema: Cristiano Ronaldo, quem mais.

Em 2007, Cristiano Ronaldo visitou Alvalade, ainda sem ser campeão europeu

Raramente um clube português foi feliz quando teve de defrontar o campeão europeu em título. Houve 11 confrontos em solo nacional, passando por Luz, Antas, Alvalade e Bessa. Vitórias portuguesas foram três.

A eliminatória entre Benfica e Liverpool, em 2005/06, é a única que sorri a emblemas nacionais. As águias venceram na Luz e em Anfield e qualificaram-se, na altura, para os quartos de final da Liga dos Campeões.

O Liverpool é, aliás, o clube que como campeão europeu veio mais vezes a Portugal. Tem um saldo que sai fora da normalidade: em três visitas, ganhou uma vez na Luz (1977/78) e perdeu outras duas frente aos encarnados (1984/85).

Os ingleses de Anfield são, assim, os únicos a perder duas vezes em solo português como campeões europeus. Mas também são dos poucos a vencer cá: o outro emblema é o ManUtd.

Há, no entanto, apenas mais um emblema que saiu derrotado de Portugal: o PSV jogou nas Antas em 1988/89 e perdeu por 2-0. A primeira mão tinha sido favorável aos holandeses por 5-0, porém.

TODOS OS JOGOS DO CAMPEÃO EUROPEU EM PORTUGAL

(a verde: os triunfos portugueses; a encarnado: as derrotas)

Falemos do Sporting, no entanto, que é quem vai acolher o Real Madrid nesta terça-feira.

Tal como acontecerá hoje, Alvalade naquele dia também encheu para receber o campeão europeu em título. Quem era? O Real Madrid, precisamente. Essa é, aliás, a única ocasião, até hoje, em que os merengues vieram a Portugal nessa condição.

Acima escreveu-se do sabor agridoce desse encontro. Agora, explica-se: o leão fez uma tremenda exibição, no primeiro jogo da fase de grupos de 2000/01. Chegou ao descanso a vencer 2-0, golos de Sá Pinto e André Cruz. Terminou empatado por causa de uma bomba de Roberto Carlos e um autogolo de Rui Jorge.

O leão mostrara muito futebol frente ao campeão europeu, como dava conta o Maisfutebol, mas terminaria só com um ponto e faria apenas outro até final da fase de grupos.

Este Real Madrid chega a Alvalade na penúltima jornada e a precisar de pontuar para chegar aos oitavos da prova. Traz essa ambição e traz também Cristiano Ronaldo.

O internacional português já visitou Alvalade depois de ter saído do Sporting, como é sabido. Fê-lo pelo Manchester United, a caminho daquele que seria o primeiro título europeu de uma carreira incrível a nível individual.

Como também já se percebeu, Ronaldo marcou em todos os jogos em que defrontou antigos clubes: fosse o Sporting, fosse o Manchester United, fosse em Madrid, fosse fora. E isto inclui o encontro de Madrid, em setembro.

Porém, o capitão da Seleção Nacional só visitou o país, como campeão europeu de clubes, por uma só vez. E fez isto…

Acabou com uma grande esperança portista, que esperava chegar às meias-finais, após um 2-2 na primeira mão, em Old Trafford.