Thomas Tuchel, treinador do Borussia Dortmund, depois da vitória sobre o Sporting, no Estádio de Alvalade, em jogo da terceira jornada do Grupo F da Liga dos Campeões:

[Este jogo foi um teste ao caracter da equipa?]

- O caracter não está em causa, seria aliás perigoso fazer uma associação entre o caracter e o resultado. A partir do golo do Sporting, a equipa sofreu muito, sofreu muita pressão, procurou tranquilizar o jogo e tudo isto exigiu muita energia. Houve um fator sorte, mas também houve mérito da equipa. Ginter teve problemas musculares e Passlack teve de marcar o Gelson, esteve bem, mas agora precisa de recuperar.

[Espera mais luta deste Sporting para o segundo jogo?]

- Certamente. Esta foi a primeira parte do jogo. O Dormtund aguarda um Sporting melhor em casa. Reconheço o mérito do Sporting, o Dortmund saiu na frente, mas terá de ter um desempenho muto forte em casa para voltar a vencer.

[O resultado é justo?]

- É difícil colocar os resultados na balança da justiça. Há muito fatores que influenciam o jogo, há a sorte e o azar, mas acho que é uma vitória merecida porque a equipa investiu muito neste jogo. Mas também aceito que o resultado podia ter sido diferente.

[Raphael Guerreiro tem jogado mais como médio que opinião tem do jogador pportuguês?]

- Tem mostrado um desenvolvimento muito grande. É um privilégio treinar este jogador, que tem uma forte personalidade e um talento enorme. Pode jogar em várioas posições e tem cumprido na posição em que tem jogado.

[O Dortmund na primeira parte estevebem, na segunda parte menos bem. Mérito do Sporting?]

- É uma situação frequente na Champions.O Sporting perdeu com pouca sorte frente ao Real Madrid, é uma equipa forte. O Sporting, depois do primeiro golo, correu riscos, conseguiu criar espaços e fez-me lembrar outros jogos em que sentimos dificuldades a defender. Cometemos algums erros, o Sporting jogou em casa, teve apoio do seu público. A dada altura também tive de substituir defesas, o que não é normal. Mas a equipa fez um bom trabalho e conseguiu resistir à melhor fase de pressão do Sporting.

[Uma equipa muito jovem que foi submetida a forte pressão, como viu o desempenho dos mais jovens?]

- As coisas podiam ter corrido de outra forma se tivesse havido outro golo, estádio ficaria ao rubro. Os jovens estarão certamente cansados, mas também satisfeitos pelos três pontos que conseguiram.