A Liga de Clubes formalizou esta quarta-feira os convites ao Penafiel e ao Carregado para apresentarem candidaturas para participarem na próxima edição da Liga de Honra na sequência das despromoções do Boavista, Vizela e Gondomar.
Os dois clubes já tinham sido indicados pela Federação Portuguesa de Futebol, mas o convite da Liga só foi feito hoje. «Em resposta à solicitação feita pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a FPF informou que a Associação Desportiva do Carregado e o Futebol Clube Penafiel disputaram a fase de subida do Campeonato Nacional da II Divisão, não tendo logrado obter desportivamente a promoção, que foi alcançada pelo Centro Desportivo de Fátima e pelo Grupo Desportivo de Chaves», informava o comunicado da federação.
Os dois clubes terão de responder até sexta-feira e serão notificados, por fax, na segunda-feira seguinte sobre eventuais irregularidades detectadas nos respectivos processos. As eventuais falhas poderão, depois, ser suprimidas até 22 Julho e parecer definitivo da Liga será elaborado a 31 de Julho.
Ramiro Rodrigues, presidente do Carregado, em declarações à Agência Lusa, destacou o convite da Liga como um «sonho» e, ao mesmo tempo, como «um acto de inteira justiça». «Estamos agora a tentar sentir o sabor desta novidade e a tentar acordar deste sonho, para saber o que temos que fazer perante estas sensações novas¿, referiu.
O Penafiel, por seu lado, promete apresentar-se com uma equipa competitiva. «Estamos a preparar uma equipa competitiva e que dignifique o concelho. Para já, queremos a manutenção, mas a médio prazo os projectos serão mais ambiciosos. O clube é dirigido por gente séria e queremos consolidar a nossa posição com passos seguros», contou Bebiano Gomes, director desportivo do clube duriense.
A liga de Honra conta, neste momento, com apenas catorze clubes, depois das despromoções do Boavista e do Gondomar, desportiva e administrativamente, bem como do Vizela devido a uma dívida por saldar. Além destes três clubes, há ainda que contar com o Belenenses que se manteve no escalão principal no lugar do Estrela da Amadora.