O Estádio do Mar, recinto do Leixões, estará ao rubro no próximo domingo, para a recepção do Leixões ao V. Guimarães, na 8ª jornada da Liga de Honra 2006/07. Dois históricos do futebol português, com entusiásticas falanges de apoio, defrontam-se num embate que é aguardado com enorme expectativas e levará mais de seis mil pessoas a Matosinhos, a partir das 15 horas.
Considerado como um jogo de alto risco, as reuniões entre os responsáveis do Leixões e da Polícia de Segurança Pública (PSP) permitiram delinear algumas estratégias para evitar complicação. O policiamento será reforçado e serão tomadas medidas excepcionais, conforme explicou o director de comunicação do clube matosinhense, Amândio Nogueira: «São esperados mais de dois mil adeptos do V. Guimarães, que irão comprar os ingressos à chegada ao estádio, e cerca de três ou quatro mil do Leixões.»
«A artéria de ligação ao estádio será encerrada ao trânsito e os veículos que transportarão os adeptos dos dois clubes ficarão estacionados no espaço onde se realiza a Feira da Senhora da Hora, com o curto percurso até ao estádio e ser completado a pé», acrescentou Amândio Nogueira. Os bilhetes para o encontro custam entre 15 e 25 euros, mas nem esse dado esfria o interesse dos adeptos.
Vítor Oliveira, treinador do Leixões, passou pelo Vitória de Guimarães na época 1995/96 e está ciente da expectativa criada em torno do jogo de domingo. «Espero que o jogo consiga correr fora das quatro linhas dentro da normalidade. Estarão perante nós duas das massas associativas mais fervorosas, mais crentes, mais entusiastas do futebol português. Nós, dentro do campo, vamos tentar fazer um bom jogo. Esperamos que, fora do campo, também possam fazer um bom espectáculo», atira o técnico.
«Penso que vai ser um jogo aberto. Vamos defrontar o mais sério candidato à subida à Liga, mas pensamos que em nossa casa temos uma palavra a dizer. Jogar num estádio com muita gente é motivante, jogar contra uma equipa como o Vitória, com todo o seu historial, é motivante para todos os jogadores. Penso que poderemos assistir a um bom espectáculo», conclui Vítor Oliveira, em declarações ao site oficial do clube, que tem três pontos de vantagem sobre o V. Guimarães (13 contra 10).
O Leixões não pode contar com o defesa brasileiro Élvis, que cumpre castigo, e debate-se com problemas físicos de mais duas soluções para o último reduto. Beto, Nuno Silva e Joel continuam, a três dias do encontro, a treinar com limitações. No V. Guimarães, Norton de Matos não pode contar com Flávio Meireles e Pinto, enquanto Nemouthé treina de forma condicionada e está em dúvida para domingo. O Estádio do Mar, palco do embate, também está a ser sujeito a tratamento e, por forma a preservar o tapete, a equipa matosinhense tem realizado os seus treinos no Campo da Bataria.