A Ovarense, actual 17ª classificada da Liga de Honra, está impedida de disputar a próxima jornada da competição, frente ao Portimonense, no Algarve, devido à falta de pagamento dos seguros dos jogadores referentes à presente temporada. Mesmo que a direcção do clube vareiro liquide a dívida, o treinador da equipa, Tulipa, encara a despromoção como inevitável.
A equipa está a 14 pontos da «linha de água», numa altura em que faltam seis jornadas (18 pontos), para o final da prova. Se o montante em falta, a rondar os 14 mil euros, não for liquidado até sexta-feira, fica impossibilatada a presença em Portimão, numa ronda que poderá confirmar a descida da Ovarense, em caso de derrota do clube vareiro e de vitória do Feirense, 12º classificado.
«Não sei como está essa questão, isso é um assunto que compete ao presidente. Já estivemos perto de uma situação semelhante, antes do jogo com o Leixões», recorda o treinador da Ovarense, Tulipa, ao Maisfutebol. Carlos Brás, o presidente do clube, permaneceu incontactável. «De qualquer forma, o nosso destino já está traçado, como ainda ontem se viu, com a arbitragem no jogo frente ao D. Aves (1-3). Seria utópico pensar na permanência», desabafa.
Os jogadores continuam a debater-se com a falta de pagamento dos salários (receberam recentemente 25 por cento dos vencimentos de Outubro de 2005) e, nessas condições, torna-se complicado apresentar os índices desejados de competitividade. «É essa a nossa maior condicionante. Resta enaltecer a postura e o profissionalismo dos jogadores, que tentam, mesmo que por vezes não conseguindo, disfarçar essas dificuldades», afirma Tulipa.
As dificuldades reflectem-se nos meios colocados à disposição do plantel. Se algum jogador se lesionar, por exemplo, tem apenas ao seu dispor um massagista, para além de um enfermeiro que tem colaborado com o clube.
Com a próxima Assembleia Geral da Ovarense marcada para 7 de Abril, adensam-se os problemas do clube vareiro, que procura agora encontrar meios para saldar a dívida relativa aos seguros dos jogadores. No início de Março, a direcção havia procedido ao pagamento da quantia referente à temporada transacta.
Portimonense pode vencer segundo jogo na secretaria
O Portimonense, adversário da Ovarense no próximo fim-de-semana, pode vencer o segundo encontro na secretaria. Recorde-se que o F.C. Marco não marcou presença no reduto da formação algarvia, na 17ª jornada da Liga de Honra, em Janeiro, devido à falta de jogadores no plantel. Referência final para outro clube do segundo escalão que pode ver a sua despromoção confirmada no próxima fim-de-semana: o F.C. Maia, actual 18º classificado, com 21 pontos, os mesmos que a Ovarense.