O FC Porto recebe o Galatasaray na quarta-feira (20h00), privado de duas das referências ofensivas mais importantes das últimas épocas: Vincent Aboubakar e Tiquinho Soares. Se o primeiro sofreu uma grave lesão ante o Tondela que o deve afastar vários meses, o segundo não foi incluído na lista para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Dois goleadores riscados, opções reduzidas a Marega, André Pereira e Adrián López como homens mais adiantados. Não só, mas também, as maiores dúvidas sobre o onze inicial que irá a jogo no Dragão residem em quem vai atacar a baliza dos turcos, que chegam a Portugal com dois pontos de vantagem sobre os azuis e brancos.

Após a polémica do início de época, Marega entrou aos 62 minutos de jogo ante o V. Guimarães, na terceira jornada da Liga. Daí para cá foi totalista nas três rondas seguintes, no jogo da Taça da Liga e na Alemanha, para a Liga dos Campeões. Parece, por isso, praticamente certa a aposta no maliano. Sobretudo pelas ausências certas.

Por perceber fica como será o apoio ao veloz avançado. Irá Conceição apostar em André Pereira ou Adrián ao lado do maliano no habitual 4x4x2? Ou privilegiará o trancar do meio campo, com dois extremos a lançar Marega? Antigas referências ofensivas do clube antecipam possibilidades.

Com Marega e em 4x3x3

Hélder Postiga e Domingos Paciência acreditam que Marega será o principal homem à baliza do campeão turco e o 4x3x3 da Alemanha será repetido.

«As opções, seguramente, passarão pela inclusão do Marega como referência e poderá entrar o Otávio para a direita. Seguramente, vai alterar o sistema tático. Poderá jogar Sérgio Oliveira, Danilo e Herrera [ndr: no meio campo] e Otávio de fora para dentro, do lado direito. FC Porto mais na expetativa, aproveitando a velocidade de Marega. Mas isto serão perspetivas pensando nos jogadores que Sérgio Conceição tem utilizado», refere Hélder Postiga, ao Maisfutebol, defendendo que «uma inclusão de Adrián ou André Pereira seria surpreendente, dada a importância do jogo».

Contudo, o espanhol e o português ao lado de Marega já não seria caso inédito esta época. Ante o Desp. Chaves, para a Taça da Liga, Adrián e Marega foram titulares e jogaram 72 minutos lado a lado. Já a dupla André Pereira-Marega viu-se em dois jogos da Liga: 16 minutos no Bonfim e 28 no Dragão, ante o V. Guimarães.

SIGA O FC PORTO-GALATASARAY, AO VIVO

Ainda assim, o antigo goleador antecipa uma equipa sem dois avançados de raiz, porém com as dinâmicas habituais. No caso de Otávio, apoio próximo ao ataque já não é surpresa. «Não é um corpo estranho numa posição diferente. É um jogador que se adapta a uma posição que, não sendo originária, desempenhou no ano passado», analisa Postiga, crendo que Marega terá próximo apoio do brasileiro, além de Brahimi.

Também Domingos Paciência vê Conceição a mudar «porque não tem as opções que mais gosta». «Acredito que vá jogar da mesma forma que jogou contra o Schalke, optando por um 4x3x3, em que o Marega será o jogador referência. E se calhar o Brahimi de um lado e o Corona de outro», lança, crendo que Adrián «não será opção para início» e André Pereira idem, após os problemas físicos que o afetaram recentemente.

No fundo, Domingos e Postiga defendem a mesma ideia: será surpreendente ver Adrián ou André ao lado de Marega.

Após o empate em Gelsenkirchen e a receber um adversário que entrou a ganhar na prova, Postiga acredita que «pontuar é sempre importante» e «vencer é fantástico». Dada a «superioridade» que os turcos evidenciaram ante o Lokomotiv, o ex-jogador de 36 anos acredita que «o apuramento passará entre Galatasaray, FC Porto e Schalke 04». «Será importante, neste jogo, o FC Porto marcar posição», remata.