Esta quinta-feira ficou concluída a primeira eliminatória da Liga Europa, com destaque para o apuramento das equipas do Kapaz (Azerbaijão), Kalju (Estónia), Beroe (Bulgária), Maccabi Telavive (Israel), Omonia (Chipre) e Videoton (Hungria), que incluíram portugueses nas suas equipas.

O Kapaz venceu fora o Dacia Chinisau por 1-0 com Serginho no «onze» e conseguiu a passagem depois do nulo na primeira jornada.

Na Estónia, o Kalju recebeu e bateu o Trakai por 4-1, depois de ter perdido por 2-1 no primeiro jogo. João Rodrigues foi titular e marcou o primeiro golo da sua equipa.

O Beroe, de Pedro Marques, derrotou o Radnik Bijeljina (Bielorrússia) por 2-0 fora de portas e garantiu o apuramento (0-0 na 1ª mão).

O Maccabi Telavive venceu fora o Gorica (Eslovénia) por 1-0 com Orlando Sá a titular e carimbou a a vitória de 3-0 em casa.

O Omonia, de Margaca, precisou do prolongamento para eliminar o Banants (Arménia). A equipa do português tinha vencido fora por 1-0, mas em casa foi surpreendido, perdendo no tempo regulamentar pelo mesmo resultado. Na meia hora adicional, os cipriotas venceram por 4-0 e passaram à fase seguinte.

O Videoton, de Filipe Oliveira, perdeu por 2-0, mas conseguiu apurar-se, já que venceu por 3-0 em casa.

Pior sorte tiveram três equipas com jogadores portugueses: o UE Santa Coloma, de Pedro Reis, perdeu por 4-1 com o Lokomotiv Zagreb, e já tinha saído derrotada na primeira mão por 3-1, o Fola (Luxemburgo), de Emanuel Cabral e Gerson Rodrigues, venceu por 1-0 o Aberdeen só que não foi suficiente para inverter o 3-1 da primeira mão. Por último, o Lusitanos (Andorra), perdeu por 2-1 em casa com o Domzale (Eslovénia) e teve Leonel Maciel, Bruno Fernandes, Lucas Sousa, Carlos Acosta e Luís Reis em ação.

Pode verificar aqui todos os resultados da ronda e o emparelhamento para a segunda eliminatória.